Página inicial
Sala de leitura
Enem
Críticas e sugestões
Eventos
Links paratodos
videos
 


CLIQUE NA IMAGEM
ACIMA, E CONHEÇA ALGUNS VIDEOS DIDÁTICOS CPTEC.INPE


CLIQUE NA IMAGEM
ACIMA, E CONHEÇA JOGO – QUEBRA CABEÇA COM MAPA-MÚNDI FÍSICO


CLIQUE NA IMAGEM
ACIMA, E CONHEÇA MAPA INTERATIVO DAS EMISSÕES DE CO2 NOS DIFERENTES PAÍSES DO MUNDO E DADOS DEMOGRÁFICOS.


CLIQUE NA IMAGEM
ACIMA, E JOGUE COM O MAPA DA EUROPA


CLIQUE NA IMAGEM E LEIA AS MANCHETES DE HOJE DOS JORNAIS DE TODO O
MUNDO.


VEJA O QUANTO VOCÊ CONHECE SOBRE CONTINENTES E OCEANOS


2 JOGOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL


CLIQUE NA IMAGEM E CONHEÇA O MAPA-MÚNDI INTERATIVO

site www.geocienciasnomapa.com.br
CLIQUE NA IMAGEM E CONHEÇA UM SERVIÇO DE LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DE TESES E DISSERTAÇÕES EM GEOCIÊNCIAS

 

Capítulo 2 – A localização no espaço e os Sistemas de Informações Geográficas

 

VESTIBULAR 2014

 

(URCA) Sobre as coordenadas geográficas, assinale o que for CORRETO.

 

a) A linha do equador sendo o paralelo inicial de 0º, tem o seu oposto em 90°, o qual define a Linha Internacional da Data que, em alguns pontos, avança para oeste ou para leste para incluir alguns lugares na mesma data que outros.

b) A linha do Equador e o meridiano de Greenwich definem, respectivamente, a divisão da terra em hemisférios meridional e setentrional e em hemisférios norte e sul.

c) Os paralelos localizados a 66° 33’N e S definem, respectivamente, os trópicos de capricórnio e de câncer.

d) Os meridianos definem os fusos horários do mundo, sendo que o meridiano de 45°W é o meridiano central do fuso horário que define a hora oficial de Brasília, que é a mesma do Ceará.

e) Os paralelos localizados a 23° 27’N e S definem, respectivamente, os círculos polares Ártico e Antártico.

 

(UFAL)

 

 

Disponível em: http://atividadesnotuxpaint.files.wordpress.com/2011/05/coord- geograficas.png (adaptado). Acesso em: 28/11/2013

 

Em geografia, chama-se hemisfério a uma metade da superfície da Terra limitada por um círculo máximo. A divisão da Terra pelo Equador forma dois hemisférios, assim como sua divisão pelo meridiano de Greenwich. O ponto A no mapa encontra-se no hemisfério

 

a) norte oriental.

b) boreal austral.

c) meridional oriental.

d) austral leste.

e) sul ocidental.

 

(UFAL) Em nossos dias, conhecer a hora em diferentes locais não é mais um problema, mas um século atrás era um problema muito complicado. Cada localidade utilizava o seu próprio tempo solar que variava de um minuto em 18 km de leste para oeste, a hora mais tardia estava situada a leste. Na época na qual 18 km constituía um longo trajeto, essas diferenças de horas geravam poucos problemas, pois essas pessoas não ultrapassavam essas distâncias rapidamente. Foi com o advento das estradas de ferro e a multiplicidade de horas municipais, que esse problema se tornou mais sério para os viajantes que com frequência eram obrigados a fazer correspondência entre um trem e outro, sendo obrigado a esperar o próximo trem durante, às vezes, horas. Isso gerou também o problema de segurança: dois trens que utilizassem referências temporais diferentes corriam o risco de circular na mesma via ferroviária em direções opostas.

 

Disponível em: http://www.portaldoastronomo.org. Acesso em: 08/12/2013 Assim podemos afirmar que a hora local

 

a) se refere a hora relativa ao movimento diurno aparente do sol daquela localidade.

b) é determinada pelo governo de cada país, na tentativa de unificar o horário em seu território.

c) é a distância de qualquer ponto da terra em relação ao meridiano de Greenwich.

d) se refere a hora do meridiano principal de um fuso e se estende a 7°30’ a leste e a oeste.

e) se diferencia da hora legal por ter uma lei que a determina e é aceita em toda uma área.

 

(UFAL) Num modelo esférico, a latitude é medida em graus do arco da circunferência de um meridiano, medido a partir do Equador, tendo o centro do planeta como vértice. Já longitude é a medida em graus do arco da circunferência de um paralelo, medido a partir o meridiano de Greenwich, tendo o centro do planeta como seu vértice.

 

Disponível em: http://www.atlasdemurcia.com. Acesso em: 27/11/2013

 

Sabendo que a determinação das coordenadas geográficas se baseia no princípio da medida da circunferência, podemos concluir que

a) a longitude pode ir de 0°no Equador a 180°nos polos norte e sul.

b) a latitude pode ir de 0° em Greenwich a 90° a leste e a oeste.

c) a longitude pode ir de 0° no Equador a 180° a leste e a oeste.

d) a latitude pode ir de 0° no Equador a 90° nos pólos norte e sul.

e) a latitude pode ir de 0°em Greenwich a 180°nos polos norte e sul.

 

(UEA) A capital amazonense já conta com um sistema que está auxiliando outras grandes capitais como Curitiba, Cuiabá, São Paulo, Campo Grande e Rio de Janeiro. O sistema foi elaborado a partir do aerolevantamento que gerou uma coleção de fotos digitais, denominadas ortofotos, criando uma base digital da cidade. Foram fotografados 430 km2, tamanho exato da área urbana de Manaus. Tal resultado possibilitará, entre outros avanços, a desburocratização na abertura de empresas e na implantação da E-CIT (Certidão de Informações Técnicas), a reorganização de numeração predial e correção de endereçamento, bem como, a melhor distribuição da iluminação pública, ordenamento da ocupação e a cobrança mais justa do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).

 

(http://semef.manaus.am.gov.br. Adaptado.)

 

Instalado em 2011 na área urbana de Manaus, esse sistema, que opera com base na relação entre mapas digitais, posicionamento global e banco de dados informatizado, transformou-se em importante instrumento para o planejamento da cidade. O sistema tratado pelo texto é o

a) Sistema de Informação Gerencial.

b) Sistema de Planejamento Urbano.

c) Sistema de Informação Geográfica.

d) Sistema de Análise Financeira.

e) Sistema de Recenseamento Local.

 

(UCB)

 

 

 

Sobre as informações contidas no mapa do horário de verão 2013/2014 e também com relação à dinâmica do espaço territorial brasileiro, julgue os itens a seguir.

 

0. (    ) A unidade federativa do Tocantins é a única da Região Centro-Oeste do Brasil que não adota o horário de verão.

1. (    ) Além do horário de verão, a dimensão territorial leste-oeste do Brasil determina a existência de três fusos horários diferentes.

2. (    ) Durante o horário de verão, quando os relógios de Brasília marcarem 13 horas, no estado de Rondônia os relógios marcam a mesma hora.

3. (    ) O objetivo exclusivo da adoção do horário de verão é a economia de energia nos horários de pico.

4. (    ) Um avião sai do aeroporto de Salvador às 23h30 do dia 20/10/2013 com destino ao aeroporto de Manaus (AM). Considerando que o voo teve duração de três horas e quarenta minutos, a chegada na capital amazonense será às 2h10 do dia 21/10/2013.

 

F F V F V

 

(UCPEL) A temperatura atmosférica varia de um lugar para outro, mas também pode apresentar variações no decorrer do tempo, pois vários fatores estão relacionados à sua distribuição ou variação.

 

Sobre os fatores que interferem na variação e distribuição da temperatura atmosférica, é correto afirmar que

a) as variações de temperaturas no continente são menos acentuadas que nos oceanos devido à diferença do comportamento térmico no meio sólido e no líquido.

b) a influência da altitude ocorre, porque o calor é irradiado da superfície da Terra para o alto e a atmosfera se aquece por irradiação. Assim, quanto maior a altitude, maior a temperatura.

c) o relevo pode facilitar ou dificultar a passagem de massas de ar, por isso a presença de altas cadeias de montanhas no litoral evitam a formação de desertos.

d) a variação da temperatura com a latitude deve-se, fundamentalmente, à forma esférica da Terra e, em função disso, a insolação diminui a partir do Equador em direção aos polos.

e)o fenômeno da continentalidade térmica explica por que, quanto mais distante estiver uma área do continente, menores são suas oscilações térmicas.

 

(UCPEL) A impressão que temos em nossa vida cotidiana é de que o planeta Terra está parado. Entretanto, a Terra realiza diversos movimentos no espaço. Os movimentos que mais afetam a vida na Terra são os de rotação e o de translação.

 

Sobre os movimentos da Terra no espaço, é correto afirmar que

a) a inclinação do eixo da Terra, de 23o 27’ em relação ao plano de sua órbita ao redor do Sol, apresenta, como principal consequência, a sucessão dos dias e das noites.

b) vemos primeiro o Sol a leste, porque o movimento de translação ocorre de oeste para leste.

c) os hemisférios norte e sul da Terra são igualmente iluminados em duas ocasiões durante o ano, quando ocorrem os solstícios.

d) os equinócios marcam o início do inverno e do verão.

e) as horas e o fusos horários decorrem do movimento de rotação da Terra.

 

(UNICENTRO) Analise o mapa a seguir.

 

(Disponível em: <http://f1colombo-geografando.blogspot.com.br/2011/04/mapas-coordenadas-geograficas.html>. Acesso em: 13 jul. 2013.)

 

Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, as coordenadas geográficas (latitude e longitude) dos pontos A, B, C e D marcados no mapa.

 

a) 50°N e 100°L; 80°N e 40°O; 40°S e 20°L; 20°S e 10°O

b) 50°N e 100°O; 40°N e 80°L; 20°S e 40°L; 10°S e 20°O

c) 50°N e 100°O; 40°N e 80°L; 20°S e 40°O; 10°S e 20°L

d) 100°S e 50°L; 80°S e 40°L; 20°N e 40°O; 20°N e 10°O

e) 100°S e 50°O; 40°S e 80°O; 40°N e 20°L; 10°N e 20°L

 

(UNIOESTE) No ano de 2014, o Brasil sediará a Copa do Mundo da FIFA, cuja transmissão será realizada por diferentes meios de comunicação para mais de 200 países. O jogo de abertura ocorrerá no dia 12 de junho, às 17 horas da hora legal na cidade de São Paulo (três fusos a oeste de Greenwich). Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta, respectivamente, os horários em que moradores de Tóquio (nove fusos a leste de Greenwich), Los Angeles (oito fusos a oeste de Greenwich) e Joanesburgo (dois fusos a leste de Greenwich) deverão ligar seus aparelhos de televisão para assistir ao jogo.

a) 2 horas da manhã do dia 13 de junho de 2014, 9 horas da manhã do dia 12 de junho de 2014 e 19

horas do dia 12 de junho de 2014.

b) 5 horas da manhã do dia 12 de junho de 2014, 12 horas do dia 12 de junho de 2014 e 22 horas do

dia 12 de junho de 2014.

c) 5 horas da manhã do dia 12 de junho de 2014, 04 horas da manhã do dia 13 de junho de 2014 e 12

horas do dia 12 de junho de 2014.

d) 5 horas da manhã do dia 13 de junho de 2014, 12 horas do dia 12 de junho de 2014 e 22 horas do

dia 12 de junho de 2014.

e) 17 horas do dia 13 de junho de 2014, 06 horas da manhã do dia 12 de junho de 2014 e 19 horas do

dia 12 de junho de 2014.

 

(PUCPR) A Copa do Mundo de Futebol de 2014 atrairá, para o Brasil, os olhares de milhões de pessoas. Curitiba sediará alguns jogos desse torneio. Um desses jogos está marcado para o dia 23 de junho às 13 horas. Assinale a alternativa que indica o horário que um telespectador que se encontra em Nova York, localizada no fuso de 75.o W e outro que se encontra em Paris, localizada no fuso 15.o E assistirão a esse jogo respectivamente. Considere os seguintes fatos:

 

·  Nova York e Paris adotam o horário de verão.

·  Curitiba situa-se no fuso oficial de Brasília (45.o W)

 

 

a) 11 horas – 14 horas

b) 10 horas – 15 horas

c) 10 horas – 17 horas

d) 12 horas – 18 horas

e) 11 horas – 16 horas

 

(MACKENZIE) Em um mapa com escala de 1: 70.000.000, foi traçada uma rota de navegação aérea entre dois pontos, A e B. O ponto A, está a 45° oeste de Greenwich, enquanto o ponto B, a 75° oeste de Greenwich. Entre os pontos A e B, a rota de navegação media, no mapa, 20 mm. Sabendo-se que um avião partiu de A para B, às 14h, no dia 7 de novembro, em um voo de 2 horas, está correto afirmar que a distância percorrida e o horário local de chegada foram, respectivamente,

 

a) 14.000 km e às 16h.

b) 140 km e às 10h.

c) 1.400 km e às 14h.

d) 1.400 km e às 16h.

e) 140 km e às 16h.

 

(UERJ)

República Popular da China (2013)

Superfície territorial

9.600.000 km2

Longitude do ponto extremo oeste do território

74° leste

Longitude do ponto extremo leste do território

134°30’ leste

Fonte: IBGE

 

Apesar de ser um país mais extenso do que o Brasil, a China possui apenas um horário oficial para todo o território nacional.

Caso os chineses adotassem o sistema internacional baseado no horário de Greenwich, o número aproximado de fusos horários que haveria no país seria de:

a) 2   

b) 4   

c) 6   

d) 8   

 

(UNITAU) As coordenadas geográficas das cidades A e B são 2° 40 ́ S, 44° 60 ́ W e 3° 40 ́ S, 45° 60 ́ W, respectivamente. Pode-se dizer que, ao se deslocar do ponto A para o ponto B, toma-se a direção:

 

a) sudoeste

b) leste

c) norte

d) noroeste

e) sudeste

 

(UCS) Os fusos horários são uma convenção internacional que possibilita às pessoas de todos os países adotarem um padrão de horário, utilizando-o como referência.

Sendo 13h a 120° de long E, que horas serão a 165° de long E?

 

a) 3h

b) 10h

c) 16h

d) 19h

e) 21h

 

(PUCRS) Responda à questão com base nos dados da tabela e nas afirmativas abaixo.

 

 

I. A diferença horária entre as cidades citadas, na ordem em que se encontram, é de 1 hora legal.

II. As coordenadas geográficas das cidades permitem inferir que são capitais localizadas na Europa.

III. A diferença em latitude entre Oslo e Sofia é de 101o.

IV. Moscou, em relação à latitude, localiza-se mais ao norte do que Londres.

V. As cidades de Londres e de Sofia têm 3 horas legais de diferença horária entre si.

 

Estão corretas apenas as afirmativas

A) I, II e III.

b) I, II e IV.

C) I, IV e V.

D) II, III e V.

E) III, IV e V

 

VESTIBULAR 2013

 

(UFSJ) Observe o mapa abaixo.

 

Um americano saiu dos EUA para fazer o vestibular da UFSJ em julho. Seu avião partiu da cidade de Nova Iorque, situada a aproximadamente 74° de longitude oeste de Greenwich, às 12h. Depois de viajar por 9 horas, chegou a São João del-Rei.

 

Assinale a alternativa que apresenta o horário da chegada do avião a São João del-Rei.

 

a) 24h

b) 23h

c) 18h

d) 17h

 

(ufsj) “Uma lua espetacular durante boa parte do dia. Não havia mais dia e eu não havia percebido. O céu avermelhado e cristalino por algumas horas e uma longa noite em seguida. Pôr e nascer do sol reunidos num único e breve esforço de luz, próximos ao meio dia verdadeiro. (...) Manhã e entardecer eram agora próximos”

 

Amir Klink, Parati: entre dois pólos. São Paulo, Companhia das Letras, 1998, p. 108.

 

O fenômeno descrito indica que o barco de Amir Klink se encontrava em uma região

 

a) localizada na Zona Tropical sob influência do Sol da Meia-Noite.

b) de baixa latitude e exposta a clima frio e noites maiores que os dias.

c) sob o domínio do Solstício de verão e sujeita a pequenas variações entre o dia e a noite.

d) de latitude elevada, com grande variação da iluminação solar ao longo do ano.

 

(Unicamp)  A imagem abaixo mostra um local por onde passa o Trópico de Capricórnio. Sobre o Trópico de Capricórnio podemos afirmar que:

 

a) É a linha imaginária ao sul do Equador, onde os raios solares incidem sobre a superfície de forma perpendicular, o que ocorre em um único dia no ano.   

b) Os raios solares incidem perpendicularmente nesta linha imaginária durante o solstício de inverno, o que ocorre duas vezes por ano.   

c) Durante o equinócio, os raios solares atingem de forma perpendicular a superfície no Trópico de Capricórnio, marcando o início do verão.   

d) No início do verão (21 ou 22 de dezembro), as noites têm a mesma duração que os dias no Trópico de Capricórnio.   

  

  

(FUVEST)  Leia o texto e observe o mapa.

 

Em 1884, durante um congresso internacional, em Washington, EUA, estabeleceu-se um padrão mundial de tempo. A partir de então, ficou convencionado que o tempo padrão teórico, nos diversos países do mundo, seria definido por meridianos espaçados a cada 15°, tendo como origem o meridiano de Greenwich, Inglaterra (Reino Unido).

 

 

Com base no mapa e nas informações acima, considere a seguinte situação: João, que vive na cidade de Pequim, China, recebe uma ligação telefônica, às 9h da manhã de uma segunda-feira, de Maria, que vive na cidade de Manaus, Brasil. A que horas e em que dia da semana Maria telefonou?

a) 21h do domingo.   

b) 17h do domingo.   

c) 21h da segunda-feira.   

d) 17h da terça-feira.   

e) 21h da terça-feira.   

  

(UERJ)  De acordo com as anotações no diário de bordo, presume-se que o padre Caspar calculou sua localização a partir do meridiano que passa sobre a Ilha do Ferro, 18° a oeste de Greenwich. Para ele, seu navio estava no meridiano 180°.

 

Adaptado de ECO, Umberto. A ilha do dia anterior. Rio de Janeiro: Record, 2006.

 

 

O romance A ilha do dia anterior, de Umberto Eco, conta a história de um nobre europeu e de um padre, chamado Caspar, que participaram de duas expedições marítimas em meados do século XVII. O objetivo das expedições era tornar preciso o cálculo das longitudes. Tendo como referência o meridiano de Greenwich, a longitude do navio do padre Caspar corresponde a:

a) 158° Leste   

b) 158° Oeste   

c) 162° Leste   

d) 162° Oeste   

 

(URCA) A cidade de Crato está localizada no fuso de 45º de longitude Oeste. Sendo assim em quantas horas a cidade de Crato está atrasada em horas do meridiano de Greenwich?

a) 2 horas

b) 4 horas

c) 5 horas

d) 3 horas

e) 7 horas

 

(UEG) A linha imaginária que circula a Terra a 23°27’ de latitude norte denomina-se:

a) Círculo polar Ártico.   

b) Meridiano de Greenwich.   

c) Trópico de Câncer.   

d) Trópico de Capricórnio.  

 

(UNESP) O mapa representa as diferenças de horário na América do Sul em função dos diferentes fusos.

 

 

A seção de abertura da Rio+20 ocorreu no Rio de Janeiro, no dia 20 de junho de 2012. A presidente da República do Brasil, Dilma Rousseff, fez um pronunciamento à nação às 21 horas, horário de Brasília. Os moradores de La Paz, na Bolívia, de Caracas, na Venezuela, de Buenos Aires, na Argentina, e do Arquipelago de Fernando de Noronha, no Brasil, se quisessem assistir ao vivo à fala da presidente, deveriam ter ligado seus televisores, respectivamente, nos seguintes horários:

 

a) 22h; 20h30; 21h; 19h.   

b) 20h; 21h30; 21h; 22h.   

c) 21h; 22h30; 20h; 22h.   

d) 18h; 22h30; 20h; 19h.   

e) 20h; 19h30; 21h; 22h.   

 

(UCS) Na Antiguidade, o acerto de horas era feito observando-se o Sol. Cada localidade tinha uma hora específica e as pessoas precisavam ficar acertando o relógio quando se deslocavam de uma cidade a outra. Então, os fusos horários foram criados pela necessidade de padronizar a hora em todo o mundo.

Sobre fusos horários, é correto afirmar que

 

a) a Terra realiza uma volta completa em torno de si mesma a cada 24 horas, o que corresponde ao movimento de translação.

b) a Terra desloca-se 15o de latitude a cada 24 horas, o que corresponde a 360o da circunferência terrestre.

c) a Terra foi dividida em 24 horas de 15o, e cada hora recebe o nome de meridiano.

d) o fuso 0 (zero grau) vai de 7o 30’ oeste a 7o 30’ leste do meridiano de Greenwich, perfazendo 15o, que é a medida de um fuso horário.

e) a contagem das horas ocorre a partir do meridiano de Greenwich, atrasando-se as horas para leste e adiantando-as para oeste desse meridiano.

 

(UPF) Analise as proposições e identifique a errada.

a) As coordenadas geográficas são linhas imaginárias que representam medidas, em graus, e possibilitam identificar a localização de um lugar na superfície do globo.

b) Um avião, ao cruzar a linha internacional da data, no sentido oeste-leste, retrocede um dia no calendário.

c) A longitude inicial é de 0o e a final de 180o, podendo ser norte ou sul.

d) A rede de linhas que representam paralelos e meridianos, sobre a qual se desenha um mapa, constitui o que se denomina de projeção cartográfica.

e) A escala cartográfica indica a proporção entre as distâncias medidas no mapa e as distâncias reais na superfície terrestre.

 

(UENP) Com base na figura a seguir e assinale a alternativa correta.

 

Coordenadas geográficas do globo.

 

 

a) O ponto B situa-se no paralelo 40o N e 80o W de Greenwich.

b) O ponto C está situado a 20o de latitude Sul e a 40o de longitude oeste.

c) Os pontos A e B estão situados nos hemisférios oriental e setentrional.

d) O ponto D está situado a 10o ao sul do Equador e 20o do hemisfério ocidental.

e) Os pontos A e C situam-se nos hemisférios ocidentais e os pontos C e D encontram-se nos hemisférios

boreais ou austrais.

 

VESTIBULAR 2012

 

(UEMG) O texto a seguir revela como a modernização dos agronegócios pede por novas tecnologias, tal como o monitoramento via satélites.

 

Algumas técnicas de geografia e cartografia vêm sendo empregadas na análise e gestão agrícola, uma vez que novos satélites comerciais oferecem imagens cada vez mais precisas, detalhadas e atualizadas de qualquer localidade do território nacional brasileiro.

Conhecido como Sensoriamento Remoto, esse conjunto de técnicas possibilita a obtenção de informações sobre alvos na superfície terrestre (objetos, áreas, fenômenos), através do registro da interação da radiação eletromagnética com a superfície, realizado por sensores distantes, ou remotos. Geralmente esses sensores estão presentes em plataformas orbitais ou satélites(...).

 

SEABRA, Felipe. http://www.digibase.com.br

 

O texto aponta para aspectos importantes, que podem ser relacionados à evolução moderna dos agronegócios.

 

Pode-se afirmar CORRETAMENTE que, nos termos do texto,

a) as informações obtidas por imagens de satélites não influenciam outras áreas, como as de

abastecimento e distribuição de alimentos.

b)  além da agricultura extensiva, os segmentos de meio ambiente, recursos hídricos e segurança pública estão sendo beneficiados com a nova geração de satélites.

c) o monitoramento de safras a partir de imagens de satélites é, atualmente, uma fonte importante de informações para melhor aproveitamento das áreas das lavouras modernas.

d) o Sensoriamento Remoto favorece o manejo e o monitoramento das safras agrícolas, sem promover interferências na gestão logística da produção.

 

(PUCRJ) Observando-se a projeção cartográfica apresentada, conclui-se que:

Description: UC-RJ2012-1-geo-01


a) o planeta Terra é uma esfera dividida somente por paralelos.
b) na latitude de 90° N, os meridianos se encontram no polo norte.
c) as representações latitudinais e longitudinais se encontram sempre a 0°.
d) há um maior distanciamento entre os paralelos nas faixas mais setentrionais da Terra.
e) a dimensão territorial dos EUA e do Canadá se deforma devido aos meridianos e paralelos.

 

(UERJ) Parece improvável, mas é verdade: o Polo Norte Magnético está se movendo mais depressa do que em qualquer outra época da história da humanidade, ameaçando mudar de meios de transporte a rotas tradicionais de migração de animais. O ritmo atual de distanciamento do norte magnético da Ilha de Ellesmere, no Canadá, em direção à Rússia, está fazendo as bússolas errarem em cerca de um grau a cada cinco anos.

 

Adaptado de O Globo, 08/03/2011

 

O fenômeno natural descrito acima não afeta os aparelhos de GPS - em português, Sistema de Posicionamento Global. Isso se explica pelo fato de esses aparelhos funcionarem tecnicamente com base na:

a) recepção dos sinais de rádio emitidos por satélites   

b) gravação prévia de mapas topográficos na memória digital   

c) programação do sistema com as tabelas da variação do Polo Norte   

d) emissão de ondas captadas pela rede analógica de telefonia celular   

 

(UEL)

 

Description: EL2012-1-geo-06a
Figura I: Globo Terrestre
CARRARO, Fernando. Atividades com mapa. São Paulo: FTD, 1996.

Description: EL2012-1-geo-06b
Figura II: Planisfério
CARRARO, Fernando. Atividades com mapa. São Paulo: FTD, 1996.


Planisférios e globos terrestres são representações da Terra que permitem conhecê-la em sua totalidade, indicando o domínio da espécie humana sobre o mundo.
Com base no globo terrestre, no planisfério e nos conhecimentos cartográficos, considere as afirmativas a seguir.

I. Pela rede de coordenadas geográficas, com a identificação de pontos onde se cruzam paralelos e meridianos, é possível localizar qualquer ponto na superfície terrestre.

II. A medida angular de longitude varia de 0°, em Greenwich, a 180°, em posição oposta, o antimeridiano, onde se localiza a Linha Internacional de Mudança de Data (LIMD).

III. O Equador é o paralelo principal, traçado a igual distância dos polos, que divide a Terra horizontalmente em dois hemisférios: o Setentrional ou Boreal e o Meridional ou Austral.

IV. A representação da Terra, tanto pelo globo quanto pelo planisfério, permite visualizar toda a superfície terrestre de uma só vez, com a distribuição uniforme de superfícies continentais e oceânicas.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
b) Somente as afirmativas II e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

 

(UEL) Às 16h30 em Pequim (capital da China), localizada nas coordenadas 39°50’N e 116°20’E, em uma reunião de empresários, foi tomada a decisão de instalar uma filial de uma indústria em Londrina (Paraná), que tem como coordenadas 23°18’S e 51°10’O. Duas horas após o término da reunião, a decisão foi comunicada para o representante da indústria em Londrina.


A que horas, em Londrina, o representante recebeu o comunicado? (Apresente o desenvolvimento dos cálculos.)

 

Resolução:

 

Pequim - 116°20’ está no fuso 120º E.

Londrina - 51°10’ está no fuso 45º

 

Como se encontram em hemisférios diferentes, somam-se 120+45 = 165º. 165º : 15º (1 fuso) = 11 horas
Londrina encontra-se a oeste de Pequim, portanto a hora é atrasada 11 horas no momento da tomada de decisão. Portanto, em Londrina eram 5h30.
O representante recebeu o comunicado em Londrina duas horas depois, portanto às 7h30.

 

(UNIMONTES)  Leia o texto.

 

DigitalGlobe divulga imagens de satélite do local da captura de Osama Bin Laden

 

A DigitalGlobe divulgou em seu site, nesta quinta-feira, imagens de satélite da região de Abbottabad, Paquistão, onde Osama Bin Laden estava refugiado. De acordo com a agência Fox News, uma equipe de 40 soldados Seal da marinha dos Estados Unidos capturou e matou o terrorista responsável pela morte de milhares de cidadãos americanos. A comparação de imagens de satélite de junho de 2005 e janeiro de 2011, feita pela DigitalGlobe, revela a expansão da mansão onde Osama se escondia.

 


Sobre o tipo de imagem de satélite mostrado na reportagem acima, assinale a alternativa correta.

a) É usado para monitorar espaços menores, uma vez que tem alta resolução espacial.   

b) Está disponível apenas para uso militar, por isso não pode ser comercializado.   

c) É obtido através de um sensor transportado por aviões que voam em baixa altitude.   

d) É um produto da tecnologia do Sistema de Posicionamento Global – GPS.   

 

(UNIMONTES)  Localizar-se no espaço geográfico sempre foi uma necessidade para os seres humanos. Todos eles – e talvez até alguns animais – possuem os seus mapas mentais, que são esquemas de orientação.

 

Fonte: VESENTINI, J. W. Geografia: Série Brasil. São Paulo: Ática, 2003.

 

Considerando o texto e seus conhecimentos sobre cartografia, assinale a alternativa incorreta.

a) A invenção da bússola pelos ingleses foi um importante marco para a cartografia, pois permitiu encontrar as coordenadas geográficas do lugar onde se está.   

b) As inovações tecnológicas do final do século XX permitiram o uso dos mapas digitais, ou seja, o mapa visualizado em computadores.   

c) A elaboração de um mapa pressupõe a necessidade de ter informações sobre a área a ser mapeada e os fenômenos a representar.   

d) O tamanho da escala de um mapa depende do tamanho da área mapeada e, também, do nível de detalhamento que se quer alcançar.   

 

(UFRN) Para facilitar a comunicação entre os diversos pontos do planeta, convencionou-se um sistema de fusos horários, baseado nos meridianos. Considerando estes fusos horários mundiais, quando for 14h do dia 25 de dezembro de 2011, na cidade de Londres, na Inglaterra, será 11h na cidade de Vitória, no Brasil, e 23h na cidade de Tóquio, no Japão.

Observe o Mapa a seguir:

 

Disponível em:<geografia para todos.com.br> Acesso em: 15 ago. 2011. [Adaptado]

 

A diferença de horários entre as cidades mencionadas está associada aos fusos horários, que foram definidos, entre outras razões, pelo

 

a) movimento de translação da Terra, que é executado no sentido oeste-leste, de modo que os lugares situados a leste têm horário atrasado em relação aos lugares a oeste.

b) movimento de rotação da Terra, que é executado no sentido leste-oeste, de modo que os lugares situados a oeste têm horário adiantado em relação aos lugares a leste.

c) movimento de rotação da Terra, que é executado no sentido oeste-leste, de modo que os lugares situados a leste têm horário adiantado em relação aos lugares a oeste.

d) movimento de translação da Terra, que é executado no sentido leste-oeste, de modo que os lugares situados a oeste têm horário atrasado em relação aos lugares a leste.

 

VESTIBULAR 2011

 

(UNESP) Observe o planisfério.

 

 

(Regina Vasconcellos; Ailton P. A. Filho. Atlas geográfico ilustrado e comentado, 1999. Adaptado.)

 

 

As coordenadas geográficas (latitudes e longitudes) dos pontos 1 e 2, indicados no planisfério, são, respectivamente,

 

a) 30° L e 0°;   0° e 40° O.

b) 30° N e 0°; 0° e 60° O.

c) 0° e 30° N;  60° S e 0°. (

d) 30° N e 30° O; 60° S e 60° O.

e) 30° S e 30° O; 60° N e 60° L.

 

-------

(UCP) Observe a figura a seguir.

 

Zonas Climáticas da Terra

 

 

As Regiões ou Zonas Temperadas, em termos climáticos, são aquelas que estão situadas entre os trópicos e os círculos polares. Com relação às Zonas Temperadas da terra, é correto afirmar que

 

a) a Zona Temperada do Norte pode ser melhor caracterizada, porque é constituída, em sua maior parte, de terras emersas, enquanto, no sul, as terras emersas ocorrem apenas no extremo sul da África, parte da América do Sul e Oceania.

b) a Zona Temperada Norte está situada entre o trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Ártico, onde o clima temperado é caracterizado pela forte ocorrência de neve no inverno.

c) o clima Temperado Continental, entre as latitudes de 45º e 55º, aproximadamente, possui verões moderadamente quentes e os invernos são amenizados pelas correntes marítimas.

d) a vegetação predominante nos domínios do clima Temperado são os campos e as florestas  intertropicais que, no inverno, costumam ficar cobertas pela neve.

e) as Zonas Temperadas da Terra possuem a vegetação original bastante preservada, tendo em vista a fraca ocupação humana nessas áreas em virtude dos rigores do clima.

 

(UDESC) Com relação aos fusos horários, assinale a alternativa incorreta.

 

a) Como o movimento de rotação é de oeste para leste, os lugares localizados a leste estão mais adiantados do que os lugares localizados a oeste do globo.

b) Fuso horário é o conjunto de 24 graus de longitude.

c) O Brasil possui três fusos horários, o primeiro é o oceânico.

d) O segundo fuso horário brasileiro é o que marca a hora oficial do Brasil.

e) O fuso horário inicial é o de zero grau de longitude, ou seja, a linha correspondente ao Meridiano de Greenwich.

 

(UDESC) Sobre o movimento de rotação, pode-se afirmar que:

 

 I. consiste na volta que a terra dá em torno do seu próprio eixo (de si mesma) e é realizado de oeste para leste;

II. tem duração de aproximadamente 24 horas e é responsável pela incidência da luz solar por todo o Equador;

III. é responsável pela alternância entre os dias e as noites.

 

Assinale a alternativa correta.

 

a) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

d) Somente a afirmativa II é verdadeira.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

 

(UFG) Observe as figuras a seguir.

 

Disponível em: <http://www.novaterraesoterico.blogspot.com>. Ilustração esquemática, sem escala. Acesso em: 18 set. 2010.

[Adaptado]

 

Os ângulos de incidência dos raios solares sobre a superfície da Terra, demonstrados nas figuras, apresentam duas situações distintas, que caracterizam os solstícios e os equinócios. Em ambas as figuras, o ponto A representa uma cidade sobre a linha do equador, ao meio-dia. A Figura 2 mostra a incidência do sol três meses após a situação ilustrada na Figura 1. A Figura 1 representa o

 

a) equinócio de primavera no hemisfério sul, quando a incidência dos raios solares é oblíqua à superfície da Terra em A.

b) equinócio de primavera no hemisfério sul, quando a incidência dos raios solares é perpendicular à superfície da Terra em A.

c) equinócio de outono no hemisfério sul, quando a incidência dos raios solares é perpendicular à superfície da Terra em A.

d) solstício de verão no hemisfério norte, quando a incidência dos raios solares é oblíqua à superfície da Terra em A.

e) solstício de inverno no hemisfério sul, quando a incidência dos raios solares é oblíqua à superfície da Terra em A.

 

(UFAL) Vários estudantes viajaram para o Hemisfério Norte, mais especificamente para a Europa Ocidental. Passaram alguns meses, em grupo, estudando numa determinada universidade europeia, e constataram que naquela parte do planeta a duração dos dias e das noites era muito diferente da que se observava em Alagoas. O que justifica essa diferença?

 

a) O Hemisfério Norte recebe sempre mais insolação que o Hemisfério Sul.

b) O Hemisfério Sul, onde se situa o Estado de Alagoas, possui mais águas do que continentes.

c) A Europa tem relevo mais elevado do que as terras do Hemisfério Sul.

d) O movimento de translação da Terra e a inclinação do eixo terrestre justificam a desigualdade de duração dos dias e das noites.

e) A desigualdade de duração dos dias e das noites é mais pronunciada durante os equinócios; o grupo de estudantes chegou àquele continente numa época equinocial.

 

(UFAL) Observe atentamente a figura a seguir.

 

 

As informações contidas na figura acima mostram:

 

a) o mecanismo de formação dos ventos alísios no Hemisfério Norte.

b) a profundidade das geoesferas.

c) o desvio de Coriolis.

d) o conceito de latitude

e) a formação das marés.

 

(UFLA) Observe a imagem e a legenda abaixo:

 

Veículo equipado com GPS de bordo e um software com mapas, que indicam

a posição do veículo e o caminho a percorrer até um determinado ponto.

 

As afirmativas abaixo mantêm relação com a imagem e a legenda apresentada, EXCETO:

 

a) Essas tecnologias associam-se aos satélites artificiais.

b) As informações sobre a localização do veículo são transferidas para um mapa digitalizado.

c) O GPS funciona somente no ambiente urbano, devido à presença de torres de telefonia.

d) Esse sistema de localização tem como princípio o uso das coordenadas geográficas.

 

(UFRN) Parte considerável da energia que atinge a Terra é proveniente do Sol. A distribuição da insolação na superfície é condicionada, dentre outros fatores, pelo grau de inclinação da Terra em relação ao Sol.

 

Observe a figura abaixo.

 

IBEP. Atlas geográfico escolar. São Paulo, 2008, p. 16. [Adaptado].

 

Considerando as informações da Figura e os fatores “incidência da radiação solar” e “latitude”:

 

a) justifique por que ocorrem diferenças de temperatura entre Natal e Murmansk.

 

b) apresente um exemplo de uma atividade econômica na Cidade de Natal que é diretamente favorecida pela incidência de radiação solar. Justifique.

 

Resposta:

 

a) As diferenças de temperatura entre Natal e Murmansk ocorrem porque a incidência de radiação solar na superfície da Terra não é uniforme, em função de sua forma aproximadamente esférica e do movimento que a Terra executa em torno do Sol. Sendo assim, nas áreas de baixa latitude (Intertropical, Tropical ou Equatorial), como em Natal, os raios solares incidem verticalmente ou perpendicularmente, favorecendo a ocorrência de temperaturas elevadas. Nas áreas de elevada latitude (zonas polares), como em Murmansk, os raios solares incidem de forma oblíqua ou inclinada, contribuindo para o registro de temperaturas baixas.

 

b) Turismo – o desenvolvimento desta atividade é beneficiado pelos elevados índices de insolação que ocorrem durante todo o ano em Natal, visto que sua base fundamenta-se na modalidade “sol e mar”.

 

ou:

 

Carcinicultura – é uma atividade econômica desenvolvida em Natal que necessita da constante incidência solar para uma melhor produção.

 

(UNESP) Analise o mapa dos fusos horários.

 

                                                           (Maria E. M. Simielli. Geoatlas, 2009. Adaptado.)

 

Você embarcou em Brasília no dia 18 às 22h00 locais. A rota a ser seguida passa sobre o continente Africano, o que estabelece 23 horas de viagem.

 

Que dia e horário você chegará em Melbourne, Austrália?

 

a) Dia 20 às 18h00.

b) Dia 20 às 10h00.

c) Dia 18 às 11h00.

d) Dia 19 às 21h00.

e) Dia 19 às 11h00.

 

(UFLA) Analise as informações abaixo:

 

- São linhas imaginárias traçadas paralelamente ao Equador.

- É a distância medida em graus de qualquer ponto da superfície terrestre ao Equador.

- São linhas imaginárias que cortam perpendicularmente o globo e vão de um pólo a outro.

- É a distância medida em graus de qualquer ponto da Terra ao meridiano de Greenwich.

 

Assinale a alternativa CORRETA quanto ao tema a que se referem tais informações.

 

a) Dizem respeito ao entendimento da cartografia (projeções, escalas e outros).

b) Dizem respeito ao sistema de localização baseado nas coordenadas geográficas.

c) Dizem respeito ao sistema de fusos horários.

d) Ajudam a definir diferentes zonas de temperatura do planeta.

 

(PUC-PR) Cada faixa de latitude apresenta dificuldades próprias que repercutem na vida das sociedades e na sua forma de organização do espaço.

Sobre esse tema, avalie as opções abaixo. Em seguida, marque com V as verdadeiras e com F as falsas.

 

(___) Nas latitudes equatoriais a variação térmica anual é pequena; há um ciclo diário bem definido. A

partir do nascer do sol, a temperatura aumenta paulatinamente, assim, por volta das 15 horas/16 horas, ocorrem tempestades e aguaceiros. São as chuvas do ‘”fim da tarde” que servem para regular a rotina diária dos habitantes.

(___) Na faixa em torno dos 30º de latitude, em ambos os hemisférios, situam-se os desertos quentes, que ocupam áreas vastíssimas. Suas populações convivem com ventos destruidores que levantam tempestades de areia, responsáveis pela aridez sobre as regiões adjacentes, fenômeno conhecido como desertificação.

(___) Na região tropical, basicamente em torno do oceano Índico, ocorre o fenômeno das monções, que se caracteriza por um contraste acentuado entre a estação seca e úmida. Longas estiagens alternam-se com chuvas intensas e destruidoras.

(___) Nas altas latitudes, os habitantes estão acostumados a frequentes mudanças de tipos de tempo, embora raramente se registrem excessos de calor ou de frio. É a zona onde se revezam as influências do ar tropical e do ar polar, com avanços e recuos das frentes durante todo o ano. É ali que as quatro estações são bem caracterizadas.

(___) Nas médias latitudes, os habitantes estão preparados para o frio rigoroso. O vento sopra com frequência a mais de 100 km/hora, varrendo os flocos de neve de maneira a reduzir a visibilidade a quase zero. As tempestades geladas representam um dos maiores perigos e ameaças aos cientistas e aos moradores das regiões Ártica e Antártica.

 

Assinale a alternativa CORRETA:

 

a) V - V - F - F - F

b) F - V - F - V - V

c) V - V - V - F - F

d) F - F - F - V - V

e) V - F - F - F - V

 

VESTIBULAR 2010

 

(UERJ) A obtenção de imagens aéreas da superfície terrestre representou um grande impulso para as técnicas de mapeamento, dando-lhes maior precisão e aplicabilidade. Essas inovações só se tornaram possíveis no século XX, com a invenção do avião e, posteriormente, com a utilização de satélites artificiais.

 

Observe a imagem feita por satélite de uma erupção vulcânica ocorrida em 2004 na Oceania:

 

www.apolo11.com

 

Considerando o processo de representação cartográfica, indique duas vantagens da obtenção de imagens da superfície terrestre por satélites em comparação com as imagens obtidas por fotografias aéreas. Em seguida, aponte duas utilizações das imagens de satélite para o estudo da superfície terrestre.

 

Resolução:

 

Duas das vantagens:

 

- imagens coloridas

- mapeamento de superfícies maiores

- obtenção de imagens de forma imediata

- cobertura de praticamente toda a superfície terrestre

- obtenção de imagens de forma praticamente ininterrupta

 

Duas das utilizações:

 

- uso militar

- serviços meteorológicos

- monitoramento das queimadas

- diferentes tipos de mapeamentos

- monitoramento do desmatamento

- identificação de áreas atingidas por secas, inundações, geadas

 

(UFRGS) Ainda é 31 de dezembro no Brasil quando a televisão noticia a chegada do ano Novo em diferentes países. Entre os países que comemoram a chegada do Ano Novo antes do Brasil, encontram-se a Austrália, a Nova Zelândia e o Japão.

 

Este fato se deve

a) à inclinação do eixo terrestre. 

b) ao movimento de rotação terrestre. 

c) ao movimento de translação terrestre. 

d) à maior proximidade do sol no verão. 

e) a diferença de latitude entre esses países e o Brasil. 

 

(PUCRS) Um avião que parte de Tóquio, no Japão, às 18h20min de uma quarta-feira, aterrissa em São Francisco, costa oeste dos Estados Unidos da América do Norte, às 10h50min do mesmo dia, após um tempo de voo de 9 horas e meia.

 

Sobre essa situação, é correto afirmar que ela

 

a) não é verdadeira, porque há uma diferença de 24 horas entre Tóquio e São Francisco.

b) é possível, pois o avião atravessou a Linha Internacional de Data no sentido de oeste para leste.

c) é verdadeira, e só foi possível porque tanto os Estados Unidos da América do Norte quanto o Japão estão localizados no Hemisfério Sul.

d) é verdadeira, e só pode acontecer porque Tóquio está localizada no hemisfério oriental e São Francisco está no hemisfério ocidental, e a rota utilizada pela aeronave é a de menor distância entre os aeroportos, cruzando a Linha Internacional de Data.

e) não seria possível porque, ao passar pela Linha Internacional de Data, necessariamente os relógios devem ser adiantados ou atrasados em um dia, portanto o avião chegaria somente no dia seguinte a São Francisco.

 

(UEG) Observe o gráfico a seguir. Considerando que o eixo X corresponde à Linha do Equador e o eixo Y corresponde ao Meridiano de Greenwich, responda as questões a seguir.

 

Description: ueg2010.1_1f_cg-ps2010-1-esp_geo_65.wmf

Considerando que no ponto A são 14 horas, calcule o horário local do Ponto B. Em sua resposta, desconsidere a possibilidade da existência de horário de verão e de horas cifradas:

a) 20 horas 

b) 18 horas 

c) 17 horas 

d) 8 horas 

 

(PUCRS)

 

 

Levando em consideração o horário, a posição do sol, a posição da sombra e a latitude, é possível concluir que o menino do desenho se encontra no Hemisfério _________, pois  ___________________.

 

a) Norte – o sol encontra-se ao norte, posição permanente, nesse horário, nos equinócios

b) Sul – a sombra, nesse horário, está ao sul, local de entrada de luminosidade em todas as estações do ano

c) Norte – o sol encontra-se ao norte, lugar de entrada da luminosidade no verão

d) Sul – o sol encontra-se ao norte, lugar de entrada de maior luminosidade, em todas as estações do ano

e) Norte – a sombra encontra-se ao norte, lugar de entrada de maior luminosidade em todas as estações do ano

 

Identifique as coordenadas geográficas correspondentes, respectivamente, aos pontos B e A:

 

Description: ueg2010.1_1f_cg-ps2010-1-esp_geo_65.wmf

 

a) 30º de Lat. Sul e 45º de Long. Leste; 90º de Lat. Sul e 60º de Long. Leste

b) 45º de Lat. Norte e 30º de Long. Oeste; 90º de Lat. Sul e 60º de Long. Leste

c) 30º de Lat Norte e 45º de Long. Oeste; 60º de Lat. Sul e 90º de Long. Leste

d) 30º de Lat. Sul e 45º de Long. Leste; 60º de Lat. Norte e 90º de Long. Leste

 

(PUCMG) Observe o mapa abaixo, contendo os fusos horários globais. Numa situação hipotética, um indivíduo que reside na cidade de Manaus (60ºW) pega um voo, em direção a Moscou (45ºE), às 6 horas. Supondo-se que o tempo de voo entre as duas cidades é de 18 horas, o passageiro iria desembarcar no destino final, no horário de Greenwich, às:

 

 

a) 04:00h.

b) 24:00h.

c) 18:00h.

d) 06:00h.

 

(UFAM) A novela da Rede Globo “Caminho das Índias”, mostrou na cena do dia 23 de maio, a seguinte situação: “Após ganhar alguns presentes e flores de Ramiro, Melissa fica muito desconfiada da atitude ‘bondosa’ e pega o carro dele para ver no GPS os lugares que o marido foi – assim, descobre que o presidente da Cadore estacionou o carro em frente ao prédio de Gaby tarde da noite”.

 

http://www.tudoagora.com.br/noticia/19231/Novelas-da-Globo-Caminho-das-Indias-Melissa-descobre-traicao-de-Ramiro-eagride-Gaby.html - Acesso em: 1 set. 2009

 

Sobre o GPS, leia as assertivas abaixo e assinale somente as que estão corretas:

 

I. O GPS é considerado, atualmente, a mais moderna e precisa ferramenta de determinação da posição de um ponto da superfície terrestre. É um termo em inglês que significa Global Positioning System.

II. O GPS permite apenas o monitoramento de deslocamentos realizados em pequenas distâncias de um ponto para outro, em linha reta.

III. O GPS é um instrumento de orientação utilizado apenas em automóveis importados.

IV. O GPS representa uma tecnologia desenvolvida inicialmente para fins bélicos. Foi durante a

Guerra do Golfo que sua aplicação obteve sucesso.

V. GPS é um sistema que se baseia na utilização de mapas e cartas milimetricamente representadas em um gráfico de escalas pequenas.

 

a) Apenas I e IV são corretas.

b) Apenas II e V são corretas.

c) Apenas I e III são corretas.

d) Apenas II e III são corretas.

e) Apenas IV e V são corretas.

 

(PUCRIO)

 

 

Prática adotada pelo Estado brasileiro desde a década de 1930, o horário de verão é uma estratégia para economizar energia no setor público e privado. Apesar das controvérsias em relação a essa prática não serem poucas, desde 1985 não houve interrupção na sua aplicação no país.

 

a) Explique, com base nas faixas latitudinais do território brasileiro no hemisfério Sul, a escolha, pelo Estado, das unidades da federação que adotam o horário de verão.

 

b) Apresente um motivo que justifique a não adoção do horário de verão por alguns estados da federação, mesmo estes estando na mesma faixa latitudinal de outras unidades que o aplicam.

 

Resolução

 

a) A definição dos estados brasileiros ocorre de acordo com as faixas latitudinais no hemisfério Sul, quando eles (os estados) se localizam nas latitudes mais elevadas (ou mais ao Sul) do território brasileiro. Tal escolha se justifica pela significativa diferença que há entre as horas diurnas e noturnas nos dois meses que antecedem e sucedem o solstício de verão nas unidades federadas mais distantes da linha do Equador (os dias são mais longos do que as noites). Nessas localidades, reduz-se, com o horário, a demanda por energia no período de suprimento mais crítico do dia, ou seja, que vai das 18h às 21h, quando a coincidência de consumo por toda a população provoca um pico de consumo, denominado "horário de ponta". Nas latitudes inferiores a 15° (portanto, mais próximas da linha do Equador), não há mudanças significativas entre as horas de luz e de trevas ao longo do mesmo período e a adoção do horário de verão seria inócua.

 

b) O horário de verão é uma estratégia de economia de energia. Assim sendo, no caso brasileiro, é no Centro Sul que ocorre o maior consumo energético, devido à concentração demográfica em grandes núcleos urbanos e das expressivas e diversificadas atividades econômicas que usam bastante energia. No caso de estados da federação na mesma faixa latitudinal do horário de verão que não o adotam (como Rondônia e Bahia, por exemplo), as causas elencadas são duas: a unidade federada se insurgiu contra o adiantamento da hora oficial (mesmo a mudança respaldada, legalmente, pelo Decreto-Lei nº 4.295, de 13 de maio de 1942) e resolveu não acatar a decisão federal (Bahia) ou as atividades de consumo energético da unidade são pouco expressivas (Rondônia), e a adoção do horário de verão desnecessária.

 

(UFV) Suponha que sejam 9 horas em Viçosa (MG) e que você, estando aqui, precisa planejar uma ligação interurbana para uma pessoa em Boa Vista (RR), que poderá ser encontrada, nessa cidade, às 11 horas, hora local desse estado.

 

Com base no mapa abaixo, o procedimento CORRETO para efetuar essa ligação é:

 

 

a) aguardar duas horas para fazer sua ligação porque no Brasil, embora sejam reconhecidos os limites teóricos dos fusos horários de 15º de longitude, consideram-se apenas os limites práticos definidos pelas fronteiras estaduais.

b) aguardar uma hora para fazer sua ligação porque no Brasil, embora sejam reconhecidos os limites teóricos dos fusos horários de 15º de longitude, consideram-se apenas os limites práticos definidos pelas fronteiras estaduais.

c) fazer sua ligação imediatamente, porque o horário do fuso em que se encontra o estado de Minas Gerais é o mesmo em que se encontra o estado de Roraima.

d) aguardar três horas para fazer sua ligação porque no Brasil, embora sejam reconhecidos os limites teóricos dos fusos horários de 15º de longitude, consideram-se apenas os limites práticos definidos pelas fronteiras estaduais.

 

(UFMT) Em junho de 2008, passou a vigorar no Brasil nova distribuição de fusos horários. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

 

(    ) A diferença entre o horário de Brasília e os dos estados do Acre e do Amazonas foi reduzida.

(    ) A mudança no fuso horário contribuiu para o processo de integração nacional favorecido pelas tecnologias da informação, especialmente em relação ao Acre.

(    ) A mudança do fuso horário brasileiro também atendeu à solicitação das emissoras de televisão, depois que o Estado determinou a exibição dos programas em horários de acordo com a classificação indicativa por faixa etária.

(    ) Essas modificações auxiliam o trabalho dos meteorologistas, que deixam de ficar sob o comando do horário Zulu (Z) e passam a fazer as medições meteorológicas tendo o horário universal do meridiano de Greenwich, na Inglaterra, como referência.

 

Assinale a seqüência correta.

 

a) V, V, F, F

b) V, F, F, V

c) F, V, V, F

d) F, F, F, V

e) V, V, V, F

 

(UFAL) A África do Sul está a 2 horas adiantada em relação ao Meridiano de Greenwich. Sabendo-se que o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2010 foi realizado no dia 11 de junho, às 16 horas (horário sulafricano), que horas eram na capital alagoana na hora do início do jogo?

 

a) 11 horas

b) 13 horas

c) 16 horas

d) 18 horas

e) 21 horas

 

VESTIBULAR 2009

 

(UFPEL) O movimento de translação é a órbita que a Terra percorre ao redor do Sol. Essa trajetória é realizada em 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos, a uma velocidade média de 29,9 km/s.

Devido à inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita, o planeta é iluminado de maneira diferente pelo Sol, em determinadas e diferentes épocas do ano, o que ocasiona as quatro estações do ano.

 

Com relação ao movimento de translação da Terra, é correto afirmar que

a) as ocorrências dos solstícios se dão nos momentos em que o Sol, a partir da Terra, se encontra o mais distante possível do “Equador celeste”, para norte ou para o sul.

b) os momentos em que a Terra está no periélio coincidem com o início dos solstícios de inverno e de verão.

c) os momentos em que a Terra está no afélio coincidem com o início dos equinócios de primavera e do de outono.

d) a incidência da luz do Sol de maneira igual sobre os dois hemisférios, em determinada época do ano, caracteriza os solstícios.

e) a maior incidência da luz do Sol em uma época do ano sobre o hemisfério norte, e em outra sobre o hemisfério sul, caracteriza os equinócios.

f) I.R.

 

(UERJ) Se uma imagem vale mais do que mil palavras, um mapa pode valer um milhão – mas cuidado. Todos os mapas distorcem a realidade. (...) Todos os cartógrafos procuram retratar o complexo mundo tridimensional em uma folha de papel ou em uma televisão ou tela de vídeo. Em resumo, o autor avisa, todos os mapas precisam contar mentirinhas.

 

MARK MONMONIER Traduzido de How to lie with maps. Chicago/London: www.nationalgeographic.com The University of Chicago Press, 1996.

 

 

Observe o planisfério acima, considerando as ressalvas presentes no texto.

 

Para deslocar-se seqüencialmente, sem interrupções, pelos pontos A, B, C e D, percorrendo a menor distância física possível em rotas por via aérea, as direções aproximadas a serem seguidas seriam:

 

a) Leste – Norte – Oeste

b) Oeste – Norte – Leste

c) Leste – Noroeste – Leste

d) Oeste – Noroeste – Oeste

 

(UCS-RS) Quando observamos o céu, temos a impressão de que nosso planeta está parado e que os outros astros é que se movem. Entretanto, a Terra realiza diversos movimentos, que afetam nossas vidas. O movimento de translação e a inclinação do eixo terrestre, por exemplo, determinam a desigualdade na distribuição de luminosidade e calor na Terra, conforme os períodos do ano.

Assinale a alternativa, no quadro abaixo, que apresenta corretamente os dados do movimento de translação com relação às estações do ano.

 

 

Resposta: alternativa b

 

(UFMA) A figura abaixo representa uma rede geografica de uma determinada area da superficie terrestre. Quais as coordenadas geograficas das cidades A e B, respectivamente?

 

 

a) 20o 30’ de longitude leste; 2o 00’ de latitude sul e 22o 00’ de longitude leste; 0o 30’ de latitude sul

b) 20o 30’ de latitude oeste; 2o 00’ de longitude sul e 22o 00’ de latitude oeste; 0o 30’ de longitude sul

c) 20o 30’ de longitude leste; 2o 00’ de latitude norte e 22o 00’ de longitude leste; 0o 30’ de latitude norte

d) 20o 30’ de longitude oeste; 2o 00’ de latitude norte e 22o 00’ de longitude oeste; 0o 30’ de latitude

norte

e) 20o 30’ de latitude leste; 2o 00’ de longitude norte e 22o 30’ de latitude leste; 0o 30’ de longitude

norte

 

(UESPI) Observe a figura e as afirmações a seguir.

 

 

1. A inclinação do eixo da Terra não é uma das causas principais do mecanismo das estações do ano verificadas nas áreas de latitudes médias.

2. A situação indicada na figura corresponde à época em que o Hemisfério Boreal se encontra no verão.

3. Na época considerada na figura, o Pólo Sul encontra-se na Grande Noite Polar, ocasião em que as temperaturas baixam consideravelmente.

4. Um observador que esteja situado no ponto A verá o Sol nascer antes do observador B, que se encontra ao Sul do Equador geográfico.

 

Estão corretas apenas:

a) 1 e 4

b) 2 e 3

c) 1 e 2

d) 1 e 3

e) 2, 3 e 4

 

 (UFAL) Sobre o tema Movimentos da Terra, são apresentadas a seguir cinco afirmações. Uma delas, contudo, é incorreta. Assinale-a.

a) O afélio é o momento em que a Terra, em sua órbita em torno do Sol, mais dele se afasta.

b) O desvio dos ventos alísios dos hemisférios Norte e Sul é uma das conseqüências do movimento de rotação.

c) As estações do ano, que são bem marcadas na faixa das latitudes médias, decorrem do movimento de rotação anual, da inclinação do eixo terrestre e da atração gravitacional da Lua.

d) A Terra encontra-se no solstício quando o Sol, em seu movimento aparente anual em torno da Terra, “atinge” o Trópico de Capricórnio ou de Câncer.

e) As correntes marinhas sofrem, em suas trajetórias, influências nítidas do movimento de rotação.

 

(UNICAMP) "Nos primeiros dias do outono subitamente entrado, quando o escurecer toma uma evidência de qualquer coisa prematura, e parece que tardamos muito no que fazemos de dia, gozo, mesmo entre o trabalho quotidiano, essa antecipação de não trabalhar..."

 

                  (Fernando Pessoa, "Livro do Desassossego". Campinas: Editora da Unicamp, 1994, vol. II, p. 55).

 

a) Compare as características do outono em Portugal (terra natal de Fernando Pessoa) com o outono da região nordeste do Brasil.

b) Diferencie "solstício" de "equinócio".

 

Resolução

 

a) As estações ocorrem, em datas diferentes pois são localizadas em hemisférios opostos. O outono em Portugal, hemisfério norte, entre 23 de setembro e 21 de dezembro possui temperaturas amenas e marca o início das chuvas do inverno mediterrâneo. A Região Nordeste, no hemisfério sul, tem outono entre 21 de março e 21 de junho marcado pelo início do período chuvoso, importantes para o Sertão.

 

b) O solstício (dia de maior duração) marca o início do verão e do inverno. A Terra encontra-se mais afastada do Sol em sua translação, com inclinação máxima do eixo de rotação em relação ao plano de órbita, fazendo com que os dias tenham maior duração no verão e menor no inverno. Ocorre nos dias 21 de dezembro no hemisfério sul com o Sol incide sobre o trópico de Capricórnio e em 21 de junho no hemisfério norte com o Sol posicionado sobre o trópico de Câncer. O equinócio (dia de igual duração) marca o início da primavera e do outono. A Terra encontra-se mais próxima do Sol na elipse de translação, com menor inclinação do eixo de rotação em relação ao plano de órbita com os raios solares projetando-se perpendicularmente sobre a linha do Equador, propiciando um dia com igual duração nos dois hemisférios. No dia 23 de setembro temos a primavera do hemisfério sul e em 21 de março no hemisfério norte.

 

(UTRPR) Durante a translação da Terra e em função da sua obliquidade e esfericidade, o ângulo de incidência dos raios solares se modifica durante o ano. Assinale a única alternativa correta sobre os fenômenos observados quando ocorrem os equinócios durante o ano.

a) A incidência do Sol é vertical sobre o Equador e mais oblíqua perto dos pólos.

b) A incidência do Sol é perpendicular ao trópico de Câncer e oblíqua no Equador.

c) A incidência do Sol é perpendicular ao trópico de Capricórnio e oblíqua na latitude 23ºS.

d) A duração do dia é maior que a duração da noite no Hemisfério Sul.

e) A duração do dia é menor que a duração da noite no Hemisfério Sul.

 

(UTRPR) Por possuir uma grande extensão no sentido leste-oeste, o Brasil abrange três fusos horários, sendo que o horário de Brasília é adotado como a hora legal do país. A esse respeito analise as afirmações abaixo:

 

I) A hora de Brasília encontra-se 3 horas defasada em relação à hora de Greenwich, sendo que durante o horário de verão, no Brasil, essa diferença diminui para 2 horas.

II) Geralmente, o horário de verão é adotado apenas nos estados brasileiros mais distantes da Linha do

Equador porque, nos locais mais ao norte do país, a variação do fotoperíodo (parte do dia iluminado

pela luz solar) é pequena entre as estações.

III) Durante a vigência do horário de verão de 2006/2007, os relógios dos Estados do centro-sul foram

adiantados em 1 hora. Logo, se os relógios em Brasília marcassem 14 horas, nessa situação, no Acre

seriam 15 horas e, nos estados da região nordeste, mais ao leste, seriam 12 horas.

IV) O horário de verão apresenta muitos benefícios em relação a economia no consumo de energia, e por isso é adotado também em muitos países da Europa e América do Norte, que encontram-se em latitudes mais elevadas que o Brasil.

 

Estão corretas apenas as afirmações:

a) I, II e IV.

b) II e IV.

c) III e IV.

d) I, II e III.

e) I e II.

 

(UNIFEI) O horário de verão é um recurso adotado em vários países para evitar sobrecarga do sistema de produção e distribuição de energia elétrica nos períodos de pico. No Brasil o horário de verão é adotado nos meses de outubro a fevereiro, quando os relógios são adiantados em uma hora. Em relação ao horário de verão, é incorreto afirmar:

 

a) Próximo a linha do Equador o horário de verão não é adotado, pois a variação de fotoperíodo, quando existe, é muito pequena.

b) Nos meses iniciais e finais do ano, o dia tende a ser mais longo do que a noite, principalmente nos estados mais ao sul do Brasil.

c) A economia de energia total é muito grande, acima de 15%.

d) Além do Distrito Federal, o horário de verão é adotado nos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

 

(PUCRIO) Levando-se em consideração que, no dia em que esta foto foi tirada, o Sol se pôs exatamente atrás da estátua do Cristo Redentor, podemos AFIRMAR que:

 

 

a) o Pão de Açúcar está situado ao norte da parte frontal da estátua do Cristo Redentor.

b) o braço direito do Cristo Redentor está apontando para a direção sul.

c) o leste está na direção da parte de trás da estátua do Cristo Redentor.

d) a enseada de Botafogo está ao sul da parte frontal da estátua do Cristo Redentor.

e) o braço esquerdo do Cristo Redentor está apontando para a direção oeste.

 

(UEL) Recentemente, o governo federal reduziu de quatro para três o número de fusos horários existentes no país. Com base nos conhecimentos sobre fusos horários no Brasil, é correto afirmar que os estados atingidos pela mudança foram:

 

Description: Mapa-fuso-horário-2.gif

 

a) Pará, Mato Grosso e Amapá, que passaram de 2 para 1 hora a menos de diferença em relação a Brasília, em todos os seus municípios.

b) Amazonas, Mato Grosso e Roraima, que passaram a ter a mesma hora de Brasília, em todos os seus municípios.

c) Acre, Roraima e Amapá, que passaram para 1 hora a menos de diferença em relação a Brasília e Pará, estado que passou a ter a mesma hora da capital do país.

d) Acre, Roraima e Amapá, que passaram de 2 para 1 hora de diferença em relação a Brasília.

e) Pará, Mato Grosso e Amapá, que passaram de 1 para 2 horas a mais de diferença em relação a Brasília, em todos os seus municípios.

 

(UFSJ) Observe o mapa do Brasil abaixo.

 

 

Sobre as capitais brasileiras representadas nesse mapa, é CORRETO afirmar que

 

a) com as mudanças ocorridas este ano no fuso horário brasileiro, a região norte não possui mais nenhuma capital que segue o fuso horário de Brasília.

b) todas as capitais do território brasileiro localizam-se no hemisfério meridional e possuem horas atrasadas em relação ao Meridiano de Greenwich.

c) as capitais localizadas na porção oriental do nosso território, como as capitais nordestinas, estão sob a influência do segundo fuso-horário brasileiro.

d) como a Terra gira de leste para oeste, as capitais litorâneas são as primeiras a receber a luz do Sol.

 

(UFSJ) Observe a figura abaixo.

 

 

A partir da análise da figura é CORRETO afirmar que

 

a) o hemisfério sul é mais iluminado pelos raios solares; nesse hemisfério, os dias são maiores e as noites menores.

b) devido ao movimento de translação da Terra, no mesmo dia, quando amanhece no hemisfério ocidental ainda é noite no hemisfério oriental.

c) os pólos terrestres recebem a mesma quantidade de luz ao longo do ano, enquanto é dia no pólo norte é noite no pólo sul.

d) os raios solares atingem perpendicularmente a linha imaginária do Trópico de Câncer.

 

VESTIBULAR 2008

 

(Unicuritiba) Observe atentamente o planisfério abaixo e avalie as afirmativas que se seguem, a respeito da localização no globo terrestre e suas implicações de ordem física e socioeconômica.

 

(    ) Os pontos 1, 4 e 6 localizam-se em áreas de baixa latitude, caracterizadas pela incidência perpendicular dos raios solares, verões chuvosos e elevadas amplitudes térmicas anuais.

(    ) Não há diferença de latitude entre os pontos 4 e 6, mas o ponto 6, situado a 40º de longitude ocidental, está 12 horas atrasado em relação ao ponto 4.

(    ) O ponto 5 localiza-se no fuso referencial para marcação dos horários no mundo. Quando no meridiano de 5 o relógio estiver marcando 12 horas e 30 minutos, no ponto 2 serão 21 horas e 10 minutos do mesmo dia.

(    ) Por estarem localizados em idêntica faixa térmica, os pontos 2 e 3 possuem paisagens climatobotânicas muito semelhantes, com predomínio de pradarias e bosques decíduos temperados.

(    ) No ponto 1, a combinação entre clima úmido, relevo plano e solos férteis criou condições ideais para o cultivo de gêneros tropicais como a borracha, o cacau e a cana-de-açúcar.

 

Resposta: FVFFF

 

(UCS/RS) O globo terrestre é uma forma de representação da Terra. Nele podemos observar as linhas  imaginárias, importantes para o estabelecimento das coordenadas geográficas, que são medidas

estabelecidas para localizar um ponto na superfície do planeta.

Considerando as coordenadas geográficas, associe os termos listados na Coluna A aos conceitos

apresentados na Coluna B.

 

COLUNA A

1 latitude

2 longitude

3 paralelos

4 meridianos

 

COLUNA B

 

(   ) linhas imaginárias verticais que convergem para os pólos

(   ) linhas imaginárias cujo plano é perpendicular ao eixo de rotação da Terra

(   ) distância, expressa em graus, cujo ponto inicial é Greenwich

(   ) medida, em graus, que estabelece as coordenadas ao norte e ao sul

 

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses da Coluna B, de cima para baixo.

a) 1, 2, 3, 4

b) 1, 2, 4, 3

c) 4, 3, 2, 1

d) 3, 1, 2, 4

e) 3, 2, 1, 4

 

(Uepg-adap) A linha do Equador e o trópico de Capricórnio cortam o território brasileiro. Considerando a posição do Brasil em relação a esses dois círculos, assinale o que for correto.

 

(    ) Os estados brasileiros a leste de Brasília estão localizados no hemisfério oriental, enquanto os estados a oeste da capital se localizam no hemisfério ocidental.

(    ) O ponto extremo norte do Brasil e o ponto extremo norte do estado do Paraná encontram-se no hemisfério norte, enquanto os pontos extremos sul, do país e do estado do Paraná, estão no hemisfério sul.

(    ) Os estados brasileiros localizados entre o Equador e o trópico de Capricórnio estão na zona temperada do sul, totalmente ou em parte.

(    ) Uma pequena parte do território brasileiro está localizada no hemisfério norte, e a maior parte, no hemisfério sul.

(    ) O Paraná, que é atravessado na sua parte norte pelo trópico de Capricórnio, tem a maior parte do seu território localizada na zona temperada.

 

Resposta: FFFVV

 

(Ufpi) Sabendo-se que as coordenadas geográficas correspondem a um dos elementos básicos das representações cartográficas, é correto afirmar que:

a) Indicam a localização geográfica de lugares e são componentes indispensáveis aos mapas.

b) Correspondem a um sistema de orientação e servem para identificar zonas climáticas regionais.

c) São símbolos utilizados para fazer a relação entre a distância real e a distância gráfica dos mapas.

d) São referências gráficas que indicam áreas de mesma temperatura no globo terrestre.

e) São sinais aplicados na delimitação de cotas altimétricas e batimétricas do relevo.

 

(Facig)  As Coordenadas geográficas representam um dos elementos básicos da representação

cartográfica. Quanto a sua aplicação na cartografia, é incorreto afirmar.

 

a) Resultam do desenvolvimento das técnicas cartográficas para a elaboração de mapas.

b) Servem para determinar um ponto na superfície terrestre.

c) Os símbolos são as linguagens visuais do mapa.

d) A precisão da localidade é dada em graus, minutos e segundos da latitude e longitude.

e) Serve, apenas, como referências gráficas, que indicam áreas de mesma temperatura no globo

terrestre.

 

(Ufpi) Um grupo de geógrafos partiu do delta do rio Parnaíba, no Piauí, em direção a Roraima, para

visitar o monte Caburaí. Observe o mapa a seguir e considere a diferença de fuso horário entre os dois

estados e o tempo de viagem de três horas, para chegar ao destino às 17 horas. O grupo de geógrafos deve ter partido do Piauí às:

 

a) 12 horas

b) 14 horas

c) 15 horas

d) 19 horas

e) 20 horas

 

(Ufpi) Enquanto os piauienses estão tomando o café da manhã, os italianos já estão almoçando e os japoneses já se preparam para o jantar. Isto ocorre porque foram estabelecidos diferentes fusos horários para os vários países do mundo, conforme a localização geográfica de cada um, com base nas diferenças de luminosidade decorrentes do movimento de rotação da Terra.

 

Sobre essa questão, está correto afirmar:

 

a) Todos os países localizados ao longo de um mesmo paralelo têm o mesmo fuso horário.

b) A Terra está dividida em 24 faixas de meridianos que equivalem a 15° cada uma, calculadas em relação ao Equador, chamadas de fusos horários.

c) O estabelecimento da “hora legal” tem base nos fusos horários, considerando as faixas de 15° formadas pelos meridianos terrestres, enquanto a “hora local” tem base na posição dos locais em relação às suas latitudes.

d) Considerando que a Terra gira de oeste para leste, o Sol “nasce” primeiro nos países de fusos horários a Leste do Meridiano Zero.

e) Cada fuso horário contém paralelos de 15° graus, por isso ocorrem diferenças de horas nos países que se localizam no Leste em relação aos do oeste do globo terrestre.

 

(Unifesp) Um congresso internacional, com sede em Roma, promoverá uma videoconferência no dia 20 de abril, às 14h00 do horário local, da qual participarão pesquisadores que estarão nessa cidade, em São Paulo, em Tóquio e em Mumbai. Observe o mapa e assinale a alternativa que indica o horário em que cada pesquisador deverá estar com seu computador “plugado” no evento.

 

 

Resposta: b

 

(Puc-rio) O gráfico abaixo apresenta o número de horas mensais de insolação em algumas cidades litorâneas brasileiras. Suponhamos uma provável viagem de um grupo de turistas estrangeiros, no final da década de 1980, para o Brasil, em busca de dias ensolarados, durante a primavera do hemisfério sul.

 

Aponte duas cidades do litoral brasileiro, selecionadas no gráfico, onde a ocorrência de dias claros foi maior, no período considerado.

 

 

a) João Pessoa e Florianópolis.

b) João Pessoa e Fortaleza.

c) Rio de Janeiro e Fortaleza.

d) Rio de Janeiro e Florianópolis.

e) Fortaleza e Florianópolis.

 

(Ufma) Apesar de ser uma medida antiga, o horário de verão no Brasil passou a ser adotado de modo contínuo somente a partir de 1985.

 

A esse respeito, leia as proposições abaixo seguida marque a opção que expressa, corretamente, três proposições sobre o horário de verão no Brasil.

 

I. Geralmente, o horário de verão é adotado apenas nos estados do Centro-sul, pois estando mais distante da linha do Equador, os dias são mais longos, permitindo economia no consumo de energia.

II. Nos meses finais e iniciais do ano, o dia tende a ser mais longo, principalmente nas proximidades

do Trópico de Capricórnio.

III. Nas proximidades da Linha do Equador, a medida não é adotada porque a variação do fotoperíodo, quando existe, é muito grande.

IV. Caso se adotasse o horário de verão nas regiões Norte e Nordeste, a energia economizada pela

manhã, seria gasta à noite, devido variação do fotoperíodo.

V. O horário de verão é um recurso adotado em muitos países, como no Brasil, para evitar a sobrecarga no sistema de produção e distribuição de energia nos períodos de pico.

 

a) II, III e V.

b) I, III e IV.

c) III, IV e V.

d) I, II e V.

e) I, II e III.

 

(Unipam) Leia a citação a seguir:

 

“Como uso científico, para a Geografia e outras ciências, a cartografia oferece a compreensão espacial do fenômeno. Tanto para o uso cotidiano como para o científico, a figura cartográfica tem, a princípio, uma função prática. Ela serve como instrumento de conhecimento, domínio e controle de um território. A confecção de um mapa envolve, desde o início, o conhecimento físico (natureza) e social do território representado. As distâncias e localizações dos fatos geográficos devem ser estabelecidas com precisão. [...]”.

 

(CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. Apreensão e compreensão do espaço geográfico. In: ______. Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação. p. 38-39).

 

A partir do documento cartográfico apresentado, e com relação a essa temática, assinale (V) ou (F),

conforme estejam Verdadeiras ou Falsas as afirmativas a seguir e identifique a seqüência correta.

 

Fonte: ADAS, M. Geografia: noções básicas de Geografia. 3. ed. rev. atual. São Paulo: Moderna, 1994. (Caderno de atividades).

 

(    ) Em um acidente marítimo, os restos de um navio foram localizados nas coordenadas geográficas de 20º de latitude sul e 30º de longitude Oeste. Sendo assim, a provável indicação do local do naufrágio foi no Oceano Atlântico.

(    ) Os pontos 2, 5 e 6, identificados no mapa, localizam-se no Hemisfério Oriental.

(    ) Os pontos 2, 3 e 4, identificados no mapa, estão localizados na zona tropical.

(    ) Os pontos 1, 2 e 5, identificados no mapa, localizam-se no Hemisfério Ocidental.

(    ) O Brasil tem a maioria de suas terras localizadas nos Hemisférios Ocidental e Meridional.

 

A seqüência CORRETA é

 

a) V, F, F, V, V.

b) F, V, F, F, F.

c) F, F, V, V, F.

d) V, V, V, F, V.

 

(Univale) Com base no mapa mundi a seguir e em seus conhecimentos prévios assinale a alternativa que corresponde de forma correta a todos os hemisférios que o Brasil tem ao menos parte, de suas terras:

 

 

a) Meridional, Oriental e Setentrional.

b) Setentrional, Meridional e Oriental.

c) Meridional, Setentrional e Ocidental.

d) Oriental e Ocidental.

e) Meridional e Oriental.

 

(Ufba/Ufrb) Cada ponto do espaço geográfico possui uma localização que pode ser rigorosamente determinada.

 

 

Com base na afirmação, na análise do mapa e nos conhecimentos sobre a localização geográfica dos lugares e suas relações espaciais, pode-se afirmar:

(01) I e II situam-se em hemisférios contrários, em função de suas respectivas posições longitudinais, porém apresentam ambientes climáticos semelhantes.

(02) III apresenta, pela sua posição geográfica, menor grau de latitude em relação a I e maior grau de longitude em relação a II.

(04) A intersecção entre as coordenadas geográficas — latitude e longitude —, medidas em graus, permite a localização de qualquer lugar na superfície terrestre.

(08) O Sistema de Posicionamento Global (GPS) calcula a posição dos satélites por meio de sinais e determina, com exatidão, a localização de qualquer ponto na superfície da Terra, fornecendo a altitude do lugar e as coordenadas geográficas.

(16) As relações entre os diversos lugares do espaço geográfico ocorrem por meio de fluxos e/ou de redes, que se espalham por todo o planeta, em escalas hierárquicas e densidades diferenciadas.

(32) O controle do continente asiático pelo imperialismo europeu, no século XIX, foi dificultado devido ao desconhecimento, por parte dos exploradores, das técnicas e dos equipamentos necessários à orientação geográfica.

 

Resposta: 30 (02+04+08+16)

 

(Unicamp) A próxima Olimpíada ocorrerá em 2008 e será realizada na China, tendo sede a cidade de Pequim.

 

 

 

a) Tomando por base o mapa acima apresentado, qual será a diferença horária total entre a realização das competições e seu acompanhamento televisivo ao vivo no Brasil? Supondo que a cerimônia de abertura seja realizada a partir das dezoito horas (18h00min), no dia 8 de agosto de 2008, qual a data e o horário correspondente no horário do Brasil?

 

b) Sabendo-se que a diferença de horário entre as cidades de Brasília e Pequim decorre da existência de diferentes fusos horários, explique como são delimitados os fusos horários e indique qual a sua extensão padrão em graus de longitude.

 

Resposta:

 

a)

 

A diferença horária total é de onze (11) horas. Data: 08/08/2008 (mesmo dia) às 07h00min.

 

b)

 

A Terra, que tem 360o,é subdividida em vinte e quatro (24) fusos horários com 15o de longitude padrão em cada fuso. Portanto entre uma cidade e outra existe uma diferença aproximada de 165º (11 fusos X 15º)

 

(FNJOB) Observe o mapa-múndi abaixo:

 

LUCCI, E. A; BRANCO, A. L; MENDONÇA, C. Geografia Geral e do Brasil – Ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2003, p. 385.

 

Com base na análise do mapa e nos seus conhecimentos sobre localização e fusos horários, é

CORRETO afirmar que

a) todos os países da América Latina possuem baixa variação da iluminação solar ao longo do

ano.

b) os países situados a leste do Brasil possuem horas adiantadas em relação ao horário oficial de

Brasília.

c) as áreas localizadas ao longo de um mesmo meridiano possuem a mesma latitude e horas

diferentes.

d) o Brasil e a Argentina situam-se em baixas latitudes e possuem 4 fusos horários.

(Unimontes) Analise a charge.

 

 

Assinale a alternativa que mostra a geotecnologia referenciada na charge.

 

a) Sistema de Informação Geográfica.

b) Sensoriamento Remoto.

c) Aerofotogrametria.

d) Sistema de Posicionamento Global.

VESTIBULAR 2007

 

Com base na análise do mapa e dos conhecimentos sobre localização e fusos horários, pode-se afirmar:

 

 

LUCCI, E. A; BRANCO, A. L; MENDONÇA, C. Geografia Geral e do Brasil – Ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2003, p. 385.

 

(01) O Brasil localiza-se totalmente na zona tropical do globo e limita-se com todos os países da América do Sul.

(02) As áreas localizadas ao longo de um mesmo meridiano possuem a mesma longitude e a mesma hora.

(03) As horas se apresentam com acréscimo de Salvador para Rio Branco, em virtude da rotação da Terra ser realizada no sentido anti-horário.

(04) A Indonésia se situa em baixas longitudes, daí a ocorrência de clima com elevada pluviosidade e baixa temperatura.

(05) O horário de verão é uma prática realizada por locais que enfrentam crises energéticas, por isso os relógios devem ser atrasados em uma hora, em relação à hora local vigente na localidade.

 

Resposta: 2

 

(Utfpr) A relação Sol-Terra faz com que em qualquer lugar do planeta existam diferenças no tempo atmosférico.  Essas diferenças têm origem em dois fatores principais, que são os movimentos de rotação e de translação. Analise as alternativas a seguir e identifique a INCORRETA no que se refere à influência desses movimentos no tempo atmosférico e climas da Terra.

 

a) É o movimento de rotação que determina os ciclos da produção agrícola e, portanto, indica quando plantar, quando colher, quando guardar e quando descansar.

b) O movimento de translação, combinado com a inclinação do eixo da Terra sempre no mesmo ângulo, faz com que os hemisférios Norte e Sul sejam expostos alternadamente de forma diferente à luz, proporcionando assim as estações do ano.

c) Se a Terra não tivesse o movimento de rotação, a face iluminada seria tórrida e a face escura gelada sendo impossível à vida no planeta.

d) O movimento de translação é que determina a duração do foto-período diário, sendo que, para o hemisfério Sul, a maior duração do dia iluminado ocorre em 22 de dezembro, quando inicia o verão.

e) O movimento de rotação é o responsável pela exposição do planeta à luz solar, fazendo com que haja certo equilíbrio em relação à temperatura, pois gera os dias e noites.

 

(Fei) Um avião parte de Brasília rumo a Rio Branco, no Acre. O tempo de vôo é de 3 horas. Partindo às 16 horas, o avião deverá chegar às:

 

Obs: chegada no horário local e não considere o horário de verão.

 

a) 16 horas

b) 17 horas

c) 18 horas

d) 19 horas

e) 20 horas

 

(Ufac) Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, “A” e “B”, encontram-se, respectivamente, a 90° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de “A” às 14h30min e chegou a “B” depois de 5 horas de viagem. O horário de chegada em “B” foi:

 

a) 18h30min da quarta-feira.

b) 19h30min da quarta-feira.

c) 22h30min da quarta-feira.

d) 00h30min da quinta-feira.

e) 02h30min da quinta-feira.

 

(Ufam) O fuso horário de Manaus em relação à hora de Greenwich está atrasado em:

 

a) 3 horas             

b) 1 hora               

c) 2 horas

d) 5 horas             

e) 4 horas

 

(Ufpi) Na copa da Alemanha o jogo Brasil x França foi iniciado em Frankfurt às 21h do dia 1º de julho de 2006. Sabendo-se que a cidade de Brasília fica a 60º W de Frankfurt, e que entre junho e agosto a Alemanha estava com horário de verão, é correto afirmar que o jogo começou a ser transmitido em tempo real, em Teresina, às:

 

a) 11h

b) 12h

c) 14h

d) 16h

e) 18h

 

(Ufrn) Faça uma leitura do mapa seguinte.

 

 

Em relação aos pontos destacados no mapa, é correto afirmar:

 

a) 1, 3 e 6 localizam-se no hemisfério ocidental, mas estão em latitudes distintas.

b) 3, 4 e 5 estão localizados nas altas latitudes do hemisfério meridional.

c) 2, 4 e 5 localizam-se no hemisfério oriental e encontram-se nas mesmas latitudes.

d) 2, 3 e 6 estão localizados em baixas latitudes do hemisfério setentrional.

 

(Uft) Analise este mapa, em que está indicada a localização das cidades de Palmas e de Colinas do Tocantins:

 

 

Suponha a realização de uma viagem de automóvel de Palmas a Colinas do Tocantins, cuja duração aproximada é de quatro horas, com partida marcada para as 13 horas de um dia ensolarado, na véspera do Natal. É CORRETO afirmar que, durante essa viagem, o motorista vai receber os

raios solares mais intensamente

 

a) de frente e pela direita.

b) de frente e pela esquerda.

c) pelas costas e pela direita.

d) pelas costas e pela esquerda.

 

(Ufrj) A percepção de que a localização de um ponto qualquer à superfície poderia ser indicada a partir de um sistema de coordenadas geográficas representou grande avanço para a humanidade.

Desde então, o Sol e outras estrelas foram usados como pontos de referência para a determinação das

coordenadas de um lugar. Atualmente, o aparelho conhecido como Sistema de Posicionamento Global (GPS) fornece de imediato as coordenadas que buscamos. O GPS também tem sido usado, cada vez com maior freqüência, para diversas outras finalidades.

 

 

a) Quais são os pontos de referência usados pelo GPS em substituição ao Sol e às estrelas?

 

b) Apresente um exemplo de uso do GPS no mundo atual.

 

Resposta:

 

a) O GPS funciona acoplado a um ou mais satélites artificiais, que substituem o Sol e as estrelas na determinação de coordenadas geográficas.

 

b) Múltiplos são os usos do GPS no mundo atual. O aparelho indica com precisão a localização de pontos fixos no espaço. Indica também a localização de objetos em movimento, o que permite acompanhar rotas, direções e velocidades. Esses usos servem tanto para a paz como para a guerra.

 

(Ufg) Observe o mapa a seguir.

 

SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2003. p.114. [Adaptado].

 

A leitura e a interpretação do mapa, por meio da análise da rede geográfica e dos pontos de referência, indicam que o município de Sabará localiza-se

 

a) ao Norte de Belo Horizonte e ao Sul de Caeté.

b) a Oeste de Nova Lima e a Leste de Santa Luzia.

c) a Leste de Belo Horizonte e a Oeste de Caeté.

d) a Oeste de Raposos e a Leste de Santa Luzia.

e) ao Sul de Raposos e ao Sul de Taquaraçu de Minas.

 

(Ufc) As disputas entre nações pelo poder definem setores estratégicos no desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Este é o caso de instrumentos e técnicas utilizados pelas potências mundiais durante a Guerra Fria. Como decorrência, parte dessa tecnologia cria, hoje, novas possibilidades para a Cartografia.

 

Acerca desse tema, é correto afirmar que:

 

a) o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) é o órgão responsável pelos satélites brasileiros,

que captam e transmitem dados climáticos e ambientais.

b) o sistema de aerofotografias permite observar a evolução de frentes frias e quentes, bem como a

temperatura da Terra e a formação de tufões e furacões.

c) o sofisticado Sistema de Posicionamento Global, que foi concebido para estudos ambientais, emite,

por meio do aparelho GPS, sinais de alta precisão recebidos pelos satélites.

d) a Cartografia automática alimentada pelas técnicas de sensoriamento remoto utilizadas hoje dispensa a geração de dados estatísticos e os levantamentos de campo.

e) o fundamento do Sistema de Informações Geográficas (SIG) é simples: um avião percorre uma faixa

em linha reta e fotografa sucessivamente uma área, gerando imagens estereoscópicas.

 

(Ufba) Cada ponto do espaço geográfico possui uma localização que pode ser rigorosamente determinada.

 

 

Com base na afirmação, na análise do mapa e nos conhecimentos sobre a localização geográfica dos lugares e suas relações espaciais, pode-se afirmar:

 

(01) I e II situam-se em hemisférios contrários, em função de suas respectivas posições longitudinais, porém apresentam ambientes climáticos semelhantes.

(02) III apresenta, pela sua posição geográfica, menor grau de latitude em relação a I e maior grau de longitude em relação a II.

(04) A intersecção entre as coordenadas geográficas — latitude e longitude —, medidas em graus, permite a localização de qualquer lugar na superfície terrestre.

(08) O Sistema de Posicionamento Global (GPS) calcula a posição dos satélites por meio de sinais e determina, com exatidão, a localização de qualquer ponto na superfície da Terra, fornecendo a altitude do lugar e as coordenadas geográficas.

(16) As relações entre os diversos lugares do espaço geográfico ocorrem por meio de fluxos e/ou de redes, que se espalham por todo o planeta, em escalas hierárquicas e densidades diferenciadas.

(32) O controle do continente asiático pelo imperialismo europeu, no século XIX, foi dificultado devido ao desconhecimento, por parte dos exploradores, das técnicas e dos equipamentos necessários à orientação geográfica.

 

Resposta:  02 + 04 + 08 + 16 = 30

 

(Ufscar) A partir da observação do mapa, assinale a opção correta.

 

 

b) A projeção cartográfica utilizada para elaboração do planisfério é a cilíndrica e nela buscou-se preservar a forma das superfícies, em detrimento das distâncias e das áreas.

b) Para representação de extensas áreas como a da figura, utiliza-se escala pequena, que permite melhor nível de detalhamento.

c) O ponto B encontra-se em média latitude, zona em que há maior variação do fotoperíodo[1] ao longo das estações do ano, que a área onde se encontra o ponto A.

d) Há uma diferença de 15 horas entre o ponto A e o B, sendo que as horas em A estão atrasadas em relação a B.

e) O ponto A encontra-se nos hemisférios boreal e ocidental e o ponto B nos setentrional e oriental. Ambos situam-se sobre países de grande população relativa.

 

(Pucrs) Três jovens amigos estão localizados em pontos diferentes da Terra: Paulo está a 165° Leste de

Greenwich; Pedro permanece a 45° a Oeste de Paulo, e Clara está a 2° Oeste de Greenwich.

Sabendo que no Meridiano Inicial são 18 horas do dia 5 de janeiro, a hora legal e o dia em que Paulo,

Pedro e Clara estão são, respectivamente,

 

 

Paulo

Pedro

Clara

a

4h – dia 6

2h – dia 6

16 h – dia 5

b

5h – dia 6

3h – dia 6

5h – dia 5

c

17h – dia 5

15 h – dia 5

18 h – dia 6

d

7h – dia 6

9 h – dia 5

18 h – dia 6

e

5h – dia 6

2h – dia 6

18 h – dia 5

 

(Pucpr) Um navio que, navegando pelo Atlântico, cruza o Trópico de Câncer e segue do norte para o sul, de tal forma que, observando-se no mapa, a trajetória percorrida é representada como uma reta.

Esse percurso descrito no enunciado revela que o navio...

 

I – Seguirá passando por latitudes cada vez maiores até cruzar a linha equatorial.

II – Estará modificando constantemente a latitude, porém permanece na mesma longitude.

III – Estará se aproximando cada vez mais do meridiano de origem.

IV – Estará navegando pelas águas do hemisfério austral.

V – Estará se distanciando cada vez mais do círculo polar ártico.

Estão corretas as afirmações:

 

a) II e V, apenas.

b) I, II e IV.

c) I, III e V.

d) II e III, apenas.

e) III, IV e V.

 

(Fgv-economia)

 

“No Afeganistão, a yelda é a primeira noite do mês de jadi, a primeira noite do inverno, e a mais longa do ano. Como mandava a tradição, Hassan e eu ficávamos acordados até mais tarde, com os pés enfiados debaixo do kursi, enquanto Ali atirava cascas de maçã no fogareiro e nos contava velhas histórias de sultões e de ladrões para passar o tempo dessa noite que era a mais comprida de todas. Foi por meio de Ali que fiquei conhecendo a tradição de yelda, daqueles meses enfeitiçados, que se precipitam para as chamas das velas, e dos lobos que sobem ao alto das montanhas em busca do sol. Ali jurava que quem comesse melancia na noite de yelda não sentiria sede durante o verão seguinte.”

 

(Khaled Hosseini. O Caçador de Pipas. 2005)

 

Considerando os fenômenos registrados no texto, bem como a localização do Afeganistão, é correto afirmar que

 

a) a data provável para o jadi é o dia 21 de junho, o solstício de inverno no Hemisfério Norte.

b) a noite mais comprida no Hemisfério Norte, que marca o equinócio de outono, é 23 de setembro.

c) a esfericidade do planeta Terra permite uma maior insolação nas regiões próximas ao Equador, portanto são inverossímeis as condições registradas nessa obra de ficção.

d) se as condições meteorológicas permitirem, a noite mais longa no Afeganistão será entre o dia 21 ou 22 de dezembro, pois depende do ano bissexto.

e) o solstício de inverno no Afeganistão é 21 de dezembro, quando o Trópico de Câncer recebe menor incidência dos raios solares.

 

(Mack) No último dia 07 de outubro, a Seleção Brasileira de Futebol fez um amistoso contra a Seleção do Kuwait, na Cidade do Kuwait, capital do país. Sabe-se que o fuso horário entre as cidades de Londres e a Cidade do Kuwait é de 3 horas. Assinale a alternativa que indica a distância aproximada, em graus, entre a cidade de Porto Velho (RO) e a Cidade do Kuwait (KW).

 

a) 45º

b) 60º

c) 75º

d) 90º

e) 105º

 

(Ufsc) A latitude é um dos fatores que influenciam os climas no Brasil, uma vez que o território brasileiro apresenta quase 40° de variação latitudinal. Sobre a atuação dos fatores climáticos no Brasil e em Santa Catarina, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01.   Em todos os estados das Regiões Norte e Nordeste, a duração dos dias e das noites varia muito ao longo do ano, por isso o horário de verão é adotado.   

02.   A grande variação de latitude altera a obliqüidade, isto é, a inclinação dos raios solares que incidem sobre o território brasileiro.

04.   Cuiabá, capital do Mato Grosso, possui  maior amplitude térmica  em relação a Vitória (Espírito Santo).

08.   Infere-se, a partir da análise do mapa apresentado na questão anterior, que mais de 75% do território brasileiro localiza-se na zona temperada do sul.

16.   Devido a sua posição latitudinal, Santa Catarina sofre forte influência, principalmente no inverno, da massa equatorial continental.

32.   Devido à continentalidade, as capitais dos estados de Mato Grosso e Goiás apresentam como tipo climático o tropical semi-úmido.

64.   A proximidade do paralelo de 0° confere a toda a extensão dos estados do Nordeste o clima tropical úmido.

 

Resposta: 02 + 04 + 32 = 38

 

VESTIBULAR 2006

 

(Ucpel) Observe atentamente o mapa a seguir e identifique os pontos A, B, C, D e E.

 

 

I. O ponto A está situado em uma faixa climática bastante diferente daquela onde se localiza

o ponto D.

II. O ponto B localiza-se em uma faixa de alta latitude e altitude.

III. Os pontos E e C estão situados praticamente a mesma distância longitudinal de Greenwich.

IV. O ponto E apresenta menor valor de latitude em relação ao ponto B.

V. Os pontos A e D estão situados praticamente a mesma distância latitudinal do Equador.

 

Estão corretas as afirmativas

 

a) III e IV.

b) I, II, III e V.

c) I e II.

d) I, III e V.

e) I, III e IV.

 

(Ucpel) Com relação a figura

 

 

podemos afirmar que

 

1. o movimento de translação é aquele que a terra realiza ao redor do sol, junto com os outros planetas, definido, assim, os dias e as noites, percorrendo um caminho que tem forma elíptica.

2. ela representa o movimento da terra em um período de 365 dias (um ano), definindo as estações do

ano.

3. os equinócios são demarcados pelos dias 21 de março e 23 de setembro.

4 . o solstício é um período em que as noites são iguais aos dias.

5. no verão do hemisfério sul, é possível considerar que a incidência dos raios do sol na superfície da

terra é praticamente perpendicular.

 

Estão corretas:

 

a) 2, 3 e 5.

b) 1, 2, 3, 4 e 5.

c) 2, 3 e 4.

d) 1, 2 e 3.

e) 2, 4 e 5.

 

(Ucpel) Estamos em Greenwich (Londres) e são exatamente 14 horas do dia 10 de outubro de 2005. Que horas são em

 

1. Um ponto localizado a 45° de longitude oeste? ____

2. Um ponto localizado a 60° de longitude leste? ____

3. Um ponto localizado a 75° de longitude oeste? ____

 

A seqüência correta é

 

a) 1 (17 horas) 2 (12 horas) 3 (21 horas).

b) 1 (11 horas) 2 (18 horas) 3 (9 horas).

c) 1 (11 horas) 2 (6 horas) 3 (21 horas).

d) 1 (17 horas) 2 (18 horas) 3 (9 horas).

e) 1 (17 horas) 2 (6 horas) 3 (9 horas).

 

(Mack) Um jatinho particular levanta vôo de uma cidade localizada a 15º oriental do Meridiano de Greenwich às 22h do dia 10 de janeiro, em direção à cidade de São Paulo. Depois de nove horas do início da viagem, o avião pousa na capital paulista. Sabendo que grande parte do território brasileiro estava participando do horário de verão, indique, abaixo, a alternativa que corresponda ao dia e à hora em que o avião pousou em São Paulo (horário local):

 

a) 3h do dia 11 de janeiro.

b) 5h do dia 11 de janeiro.

c) 3h do dia 10 de janeiro.

d) 4h do dia 10 de janeiro.

e) 4h do dia 11 de janeiro.

 

(Ufsc) Com relação à localização do Brasil e de Santa Catarina, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Fonte: ATLAS DE SANTA CATARINA. Florianópolis: IGSC, Departamento Estadual de Geografia/IBGE, 1958.

 

01. O território brasileiro localiza-se totalmente em áreas de baixas latitudes.

02. Santa Catarina encontra-se com 2/3 de suas terras na porção setentrional do trópico de Capricórnio.

04. Em relação ao meridiano de Greenwich, o território de Santa Catarina está totalmente inserido no hemisfério oriental.

08. Na América do Sul, o Brasil é o único país que é cortado pelos paralelos de 0° e 23°27’S.

16. Santa Catarina possui fronteira com um dos países membros do Mercosul.

32. O Brasil possui fronteiras com todos os países da América Andina.

64. Devido à sua localização, Santa Catarina encontra-se no segundo fuso horário brasileiro.

 

Resposta 16 + 64 (80)

 

(Fmtm) Esse sistema foi projetado para fornecer o posicionamento instantâneo e a velocidade de um ponto na superfície terrestre ou próximo dela, através das coordenadas geográficas. O apoio técnico ao sistema é dado por uma constelação de 24 satélites distribuídos por 6 órbitas em torno da Terra.

Pode ser aplicado em vários ramos de atividade, em que a localização geográfica é uma informação necessária. Foi originalmente concebido para ser utilizado na navegação aérea, marítima e terrestre. Tornou-se importante instrumento para a realização de levantamentos topográficos e geodésicos, demarcação de fronteiras, unidades de conservação e de terras indígenas e implantação de eixos rodoviários, além do monitoramento de caminhões de carga, carros ou qualquer tipo de transporte.

 

O texto refere-se ao processo de localização por

 

a) Aerofotogrametria.

b) ENSO.

c) Projeção de Mercator.

d) Representação Cartográfica Tridimensional.

e) Sistema de Posicionamento Global – GPS.

 

(Puccamp)

 

Os fusos horários são fundamentais para se determinar as horas em vários pontos do Planeta. Considerando que são 13 horas em Londres, os horários em Hong Kong e Nova Iorque são, respectivamente,

a) 5 horas e 18 horas.

b) 7 horas e 19 horas.

c) 20 horas e 7 horas.

d) 21 horas e 8 horas.

e) 23 horas e 10 horas.

 

(Puccamp) As diferenças de fuso horário permitem que o capital financeiro circule ininterruptamente pelas Bolsas de Valores de Londres, Nova Iorque e Hong Kong. Essa ciranda financeira

 

I. energiza o sistema capitalista e é facilitada pelo meio tecnocientífico disponível em cidades mundiais.

II. constitui uma das características marcantes do atual sistema capitalista monopolista.

III. dificulta a acumulação de capital das grandes corporações que são as mais vulneráveis às oscilações do mercado.

IV. possibilita ao Reino Unido, Estados Unidos e China tornarem-se imunes às crises cíclicas do sistema capitalista.

 

Estão corretas SOMENTE as afirmações

 

a) I e II

b) I e III

c) I e IV

d) II e III

e) III e IV

 

(Ufpr) Em relação às causas físicas que explicam o estabelecimento das linhas imaginárias do Equador, trópicos de Câncer e de Capricórnio e círculos polares Ártico e Antártico, é correto afirmar:

 

a) Os círculos Polar Ártico e Polar Antártico têm sua delimitação estabelecida pelos períodos de luz e sombra, que ocorrem devido à conjunção do eixo de inclinação terrestre e do movimento de translação da Terra em torno do Sol.

b) O estabelecimento dos trópicos de Câncer e de Capricórnio está relacionado ao movimento diário do Sol em torno da Terra.

c) O movimento de rotação interfere no estabelecimento das linhas imaginárias do Equador, Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio, bem como dos círculos polares.

d) Todas essas linhas imaginárias que correspondem à latitude e à longitude têm o mesmo valor relativo em graus porque foram estabelecidas segundo o mesmo princípio físico.

e) Cada uma dessas linhas divide a Terra em duas partes iguais.

 

(Uel) Os primeiros relógios baseavam-se no aparente movimento do Sol na abóboda celeste e no deslocamento da sombra projetada sobre a superfície de um corpo iluminado pelo astro. Considere que: a Terra é esférica e seu período de rotação é de 24 horas no sentido oeste-leste; o tempo gasto a cada 15º de rotação é de 1 hora; o triângulo Brasília/Centro da Terra/Luzaka (Zâmbia) forma, em seu vértice central, um ângulo de 75°.

 

A hora marcada em Luzaka, num relógio solar, quando o sol está a pino em Brasília é:

a) 5 horas.

b) 9 horas.

c) 12 horas.

d) 17 horas.

e) 21 horas.

 

(Uel) Considere que um avião supersônico sai da cidade de Tóquio à 1 h da manhã de um domingo com direção à cidade de Manaus – AM. A duração do vôo é de nove horas e a diferença de fuso horário de uma cidade a outra é de onze horas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a hora e o dia da semana da chegada desse avião na cidade de Manaus.

 

a) 22 h do sábado.

b) 23 h do sábado.

c) 01 h do domingo.

d) 10 h do domingo.

e) 12 h do domingo.

 

(Urca) “A inclinação do eixo de rotação da Terra é de 66°33’ em relação ao plano da translação, denominado eclíptica. Isso significa que o Equador terrestre está 23°27’ oblíquo em relação ao plano da órbita da Terra. A chamada obliqüidade da eclíptica é, pois, de 23°27’ ”.

 

Sobre o tema assinale a opção correta:

 

a) é a responsável pelas diferenças de duração da hora no paralelo central ao longo do ano, a partir do meridiano de Greenwich; por conseguinte, divide a Terra em dois hemisférios, daí haver distorções de ondas nas zonas térmicas da Terra.

b) é a responsável pelas diferenças de duração do dia e da noite no decorrer do ano, de acordo com a latitude; por conseguinte, contribui para a desigualdade de insolação e, conseqüentemente, de luz e calor nas diferentes zonas térmicas da Terra e, sem ela, não haveria estações do ano.

c) trata-se do dia com sua parte clara mais longa e da noite mais curta do ano nessa parte da Terra. É quando o sol está exatamente sobre o Trópico de Capricórnio. Como as estações são opostas nos dois hemisférios, nesse dia, no hemisfério norte, ele ocorre com o nome de inverno boreal.

d) é uma associação de palavras que quer dizer “noite iguais aos dias”. É quando o sol está exatamente sobre o Equador e, na maior parte dos lugares da Terra, o dia e a noite duram exatamente doze horas.

e) é a responsável pelas diferenças entre o movimento de rotação e translação no decorrer do ano, de acordo com a temperatura; por conseguinte, contribui para a desigualdade econômica e,  conseqüentemente, socioeducacional nas diferentes regiões da Terra.

 

(Faculdade Trevisan) Em síntese, o Brasil é um país inteiramente Ocidental, predominantemente do Hemisfério Sul e da Zona Intertropical.

 

Considere as afirmações:

 

I. O Brasil situa-se a oeste do meridiano de Greenwich.

II. O Brasil é cortado ao norte pela linha do Equador.

III. Ao sul, é cortado pelo Trópico de Câncer.

IV. Ao sul é cortado pelo trópico de Capricórnio, apresentando 92% do seu território na zona

     intertropical, entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio.

V. Os 8% restantes estão na zona temperada do sul.

 

a) Apenas I, II e IV são verdadeiras

b) Apenas I e II são verdadeiras

c) Apenas IV e V são verdadeiras

d) Apenas I, II, IV e V são verdadeiras

e) Apenas I, II, III e V são verdadeiras

 

(Ufpel)

 

 

Tendo por base a localização geográfica dos pontos assinalados no mapa e seus conhecimentos, é correto afirmar que

 

a) os pontos C e E estão no Hemisfério Sul, em zona subtropical; possuem a mesma longitude (40°), mas estão em latitudes diferentes e fazem parte da área de dispersão dos ventos Alíseos de sudeste.

b) o ponto F está localizado em uma região de ventos polares por causa da alta pressão, típica das zonas de baixa latitude, como no caso do Círculo Polar Antártico.

c) o ponto D é mais setentrional do que o ponto E; ambos estão localizados no Hemisfério Oriental, a leste de Greenwich, e possuem a mesma longitude (20°), mas as latitude são diferentes.

d) no ponto A, os raios solares nunca incidem perpendicularmente à superfície terrestre; apesar de o ponto A estar no mesmo hemisfério do ponto B, tem sua hora adiantada em relação a este ponto.

e) na latitude do ponto D, as temperaturas tendem a ser menores do que na latitude do ponto B, apesar de ambos estarem no hemisfério meridional, em diferentes zonas climáticas.

 

VESTIBULARES ANTERIORES

 

(Ufc) A linguagem cartográfica é essencial à geografia. Neste âmbito, considere as afirmações adiante.

 

I. O mapa é uma reprodução idêntica da realidade.

II. São elementos que compõem os mapas: escala, projeção cartográfica, símbolo ou convenção e título.

III. A escala é a relação entre a distância ou comprimento no mapa e a distância real correspondente à área mapeada.

 

Considerando as três assertivas, pode-se afirmar corretamente que:

a) apenas I é verdadeira

b) apenas II é verdadeira.

c) apenas III é verdadeira.

d) apenas I e III são verdadeiras.

e) apenas II e III são verdadeiras.

 

(Fgv) Considere a história em quadrinhos apresentada a seguir.

 

Description: CLSﱈ!

(Fonte: Laerte, "Folha de S. Paulo", 06 de fevereiro de 2002.)

 

A história em quadrinhos faz referência:

 

a) à transição da agência espacial americana NASA para empresa comercial voltada ao público civil.

b) à popularização e democratização do uso da internet e de programas de sensoriamento remoto no Brasil.

c) à expansão do uso de imagens de satélite para investigação de fenômenos em várias escalas.

d) à globalização, que possibilitou maior integração do espaço mundial pela rápida evolução das telecomunicações.

e) aos vultosos investimentos brasileiros em programas de sensoriamento remoto voltados para o controle do território nacional.

 

(Pucrs) Se duas cidades, A e B, estiverem sobre a Linha do Equador, nas longitudes 150 Oeste e 150 Leste, elas terão, em relação a outras duas cidades, C e D, localizadas nas mesmas longitudes, porém sobre o Círculo Polar Ártico,

a) a mesma distância em metros, pois as latitudes são iguais.

b) a distância, em metros, maior, pois os meridianos convergem para os pólos.

c) a distância, em graus, diferente, pois nos pólos não há paralelos.

d) a distância, em metros, menor, pois a Terra é achatada ao longo da linha do Equador.

e) a distância, em graus, diferente, pois as longitudes são as mesmas.

 

(Pucrs) Duas cidades, A e B, possuem uma diferença horária de uma hora, entre elas. Considerando que pela cidade A passa o Meridiano de Greenwich, é correto supor que as cidades A e B são, respectivamente,

 

a) Los Angeles e Nova York.

b) Londres e Paris.

c) Roma e Istambul.

d) Dakar e Nairobi.

e) San Diego e Tegucigalpa.

 

(Uem) Sobre a representação cartográfica da Terra, assinale a opção CORRETA:

 

a) Os paralelos são linhas traçadas paralelamente ao Meridiano de Greenwich.

b) A distância em graus, que vai do Equador aos pólos, chama-se longitude.

c) O Equador divide o globo em Hemisfério Oriental e Ocidental.

d) No Hemisfério Meridional, encontram-se os paralelos: Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico.

e) A distância em graus de um ponto da superfície terrestre ao Meridiano de Greenwich varia de 0º a 90º.

 

(Pucrs) Responder à questão com base no gráfico, que representa parte das coordenadas geográficas.

 

 

O ponto antípoda de B é

 

a) 3° de latitude Norte e 2° de longitude Oeste.

b) 87° de latitude Sul e 2° de longitude Oeste.

c) 3° de latitude Norte e 178° de longitude Oeste.

d) 2° de latitude Sul e 177° de longitude Leste.

e) 3° de latitude Sul e 4° de longitude Leste.

 

(Uel) Sobre diferentes convenções, leia as citações a seguir e depois assinale a alternativa que indica, respectivamente, aquelas descritas nos textos I e II.

 

I. “Com os avanços da urbanização e da expansão do comércio,

fez-se sentir com intensidade cada vez maior a necessidade de sincronizar o número crescente das atividades humanas, e de dispor de uma rede de referências temporais cuja extensão regular pudesse servir de quadro de referência. Construir essa rede e fazê-la funcionar era uma das tarefas da autoridade central – clerical ou leiga.

Dela dependiam o pagamento regular e periódico dos impostos, dos juros e dos salários, bem como a execução de inúmeros contratos e diversos compromissos; o mesmo acontecia com os numerosos feriados em que as pessoas repousavam de seu trabalho.”

II. “[...] passamos de uma forma de determinação do tempo que era pontual, descontínua e situacional para uma trama temporal contínua, de malhas cada vez mais finas, que encerram e condicionam em sua universalidade toda a extensão das atividades humanas. A rede temporal social conhecida pelos membros das nações altamente industrializadas é desse tipo. Hoje em dia, vai-se estendendo

progressivamente pelo mundo inteiro, e é fácil observar as dificuldades acarretadas por sua adoção em regiões onde até hoje ainda se usavam formas mais primitivas de determinação do tempo.”

ELIAS, Norbert. Sobre o Tempo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. p. 46; 77.

 

 

a) Latitude e Longitude.

b) Paralelos e Meridianos.

c) Calendário e Fuso horário.

d) Estações do ano e Coordenadas geográficas.

e) Meridiano de origem e Linha de mudança de data.

 

(Pucrs) Se os relógios dos habitantes de uma cidade localizada a 26° Oeste de Greenwich estiverem marcando 13 horas, que hora solar ou verdadeira será?

 

a) 13 horas.

b) 13 horas e 16 minutos.

c) 12 horas.

d) 12 horas e 4 minutos.

e) 12 horas e 44 minutos.

 

(Ufrs) Observe a figura a seguir.

 

 

No dia 10 de janeiro, às 8h, um navio cargueiro, em sua rota, cruza a Linha Internacional da Data no sentido Oeste (Gr). Após ter cruzado a referida linha, que dia e hora local são registrados no navio?

 

a) 9 de janeiro, 7h.

b) 9 de janeiro, 8h.

c) 10 de janeiro, 9h.

d) 10 de janeiro, 10h.

e) 11 de janeiro, 8h.

 

(Ufc) Entre os elementos básicos das representações cartográficas estão as coordenadas geográficas. Sobre algumas de suas aplicações na cartografia está correto afirmar que:

 

a) são símbolos utilizados exclusivamente na confecção de mapas e cartas climáticas.

b) são sinais aplicados na delimitação de cotas altimétricas e batimétricas do relevo.

c) são referências gráficas que indicam áreas de mesma temperatura no globo terrestre.

d) servem para identificar zonas climáticas diferentes e constituem um sistema de orientação.

e) servem para relacionar a distância real com a distância gráfica expressa nos mapas.

 

(Enem) O mercado financeiro mundial funciona 24 horas por dia. As bolsas de valores estão articuladas, mesmo abrindo e fechando em diferentes horários, como ocorre com as bolsas de Nova Iorque, Londres, Pequim e São Paulo. Todas as pessoas que, por exemplo, estão envolvidas com exportações e importações de mercadorias precisam conhecer os fusos horários para fazer o melhor uso dessas informações.

 

 

Considerando que as bolsas de valores começam a funcionar às 09:00 horas da manhã e que um investidor mora em Porto Alegre, pode-se afirmar que os horários em que ele deve consultar as bolsas e a seqüência em que as informações são obtidas estão corretos na alternativa:

 

a) Pequim (20:00 horas), Nova Iorque (07:00 horas) e Londres (12:00 horas).

b) Nova Iorque (07:00 horas), Londres (12:00 horas) e Pequim (20:00 horas).

c) Pequim (20:00 horas), Londres (12:00 horas) e Nova Iorque (07:00 horas).

d) Nova Iorque (07:00 horas), Londres (12:00 horas), Pequim (20:00 horas).

e) Nova Iorque (07:00 horas), Pequim (20:00 horas), Londres (12:00 horas).

 

(Ufes) Por volta das 9 horas do dia 11 de setembro de 2001, o mundo assistiu atônito aos ataques terroristas às torres gêmeas do "World Trade Center", na cidade de Nova lorque, localizada a 74° de longitude oeste de Greenwich. Tem-se apontado como o autor intelectual dos ataques, o saudita Osama Bin Laden, que se encontra escondido no Afeganistão. A diferença horária entre a cidade de Cabul, no Afeganistão, e a cidade de Nova lorque, nos EUA, é de +9h30min.

 

Com base nas informações acima, a longitude da capital afegã é

 

a) 142°30' longitude oeste de Greenwich.

b) 135°00' longitude oeste de Nova lorque.

c) 216°30' longitude leste de Nova lorque.

d) 83°30' longitude leste de Greenwich.

e) 68°30' longitude leste de Greenwich.

 

(Pucrs) Um viajante saiu da Austrália para o Brasil atravessando a LID (Linha Internacional da Data - 180°). No meridiano 175° Leste, o seu relógio estava marcando 13 horas do dia 21 de setembro.

Quando chegar a um lugar a 178° Oeste, legalmente, que horas e dia serão para esse viajante?

 

a) 13 horas do dia 20 de setembro.

b) 13 horas do dia 21 de setembro.

c) 11 horas do dia 20 de setembro.

d) 12 horas do dia 21 de setembro.

e) 12 horas do dia 20 de setembro.

 

(Obs: A questão tem problema em sua formulação, pois não considera o tempo de deslocamento do navio de um ponto a outro)

 

 (Ufpe) Analise as proposições a seguir:

 

I) os paralelos são importantes porque permitem avaliar a latitude que é a distância em graus a partir Equador;

II) os paralelos têm diâmetros iguais e, logicamente, comprimentos ou perímetros também iguais;

III) os meridianos são círculos perpendiculares aos paralelos e passam pelos pólos onde eles se cruzam;

IV) a longitude inicial é de 0° e a máxima de 180°, podendo ser norte ou sul;

V) as coordenadas geográficas são valores que determinam a localização de um lugar na superfície do globo.

 

Estão corretas:

a) I, IV e V;

b) II, III e IV;

c) I, III e V;

d) II, III e V;

e) II e IV.

 

 



[1] fotoperíodo: Intervalo de entre o nascimento e o por do Sol. Também chamado de duração efetiva do dia.

ATUALIZADO EM 20/07/2014